Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Mem Ramires (Santarém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 5 anos mais ou menos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Até 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

EVT, CN, Clubes Ciências & Companhia e Ciências & Companhia Júnior

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Inicialmente forneceram ervas aromáticas e alguns dos produtos hortícolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos revelaram bastante entusiasmo a tratar da horta, principalmente nas tarefas de cavar e tirar ervas e regar a horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Duas vezes por semana, deslocamo-nos à horta. A repartição de tarefas é feita no local pelas professoras presentes.
Os alunos assinaram semanalmente uma folha de presenças, descrevendo o que fizeram.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi apenas a seguinte:
- A terra foi cavada;
- Os arbustos foram cortados;
- Arrancaram-se ervas à mão;
- Abriram-se buracos na terra para plantação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas (salsa, alecrim, hortelã) e alguns dos produtos hortícolas (tomate cherry, cenouras, pimentos, alfaces, curgetes e espinafres).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não pesámos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram vendidos a preços muito baratinhos!

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente observamos atentamente se existem pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No final do mês de maio foram vendidos os produtos que se recolheram da horta.
Os alunos recolheram os produtos;
Alguns professores e uma funcionária da escola compraram e levaram os espinafres para fazerem uma sopa ou uma salada com cenouras e alface.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: