Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Secundária de Oliveira do Bairro (Oliveira do Bairro)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Partilha de produtos da horta com comunidade educativa;
- Incentivo para a produção caseira e/ou constituição de hortas com a participação dos alunos.
- Incentivo à criação de hábitos de compostagem.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita de forma manual com utilização de ferramentas agrícolas, aproveitando-se os resíduos para a compostagem.
A fertilização é feita com o composto resultante da compostagem e esporadicamente com fertilizante orgânico adquirido. Por vezes pulveriza-se a horta com um fertilizante líquido feito à base de algas marinhas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Aromáticas: salsa, coentros, erva do caril; sálvia; alfazema; rosmaninho, orégãos, tomilho, erva de Knorr, hortelã pimenta e chocolate, erva príncipe.
Árvores: macieira, pereira, ameixoeira, pessegueiro e nectarina, abacateiro, feijoa e araçá.
Plantas ornamentais: suculentas, narcisos, diversas flores, tais como o girassol e cravos túnicos.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Partilha com as famílias e com a comunidade escolar, expondo na banca construída pelos alunos para o efeito.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No dia da ESOB recebem-se os alunos do terceiro ciclo e dinamiza-se uma visita guiada à horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Iniciou-se um projeto de monitorização dos gases resultantes da compostagem, tendo-se construído um dispositivo de recolha de gases.
15.1. Link para a página da horta: