Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta existe à algum tempo, no entanto, nem sempre esteve ativa.

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual, Ciências Naturais, Físico-química

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Algumas das sementes e plantas são fornecidas pela família de alguns alunos.
Todos os saberes aprendidos são levados para casa pelos alunos que, mais tarde, efetuam feedback.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos são bastante cooperantes e demonstram interesse. Por vezes, são eles que fazem a explicação de técnicas utilizadas na agricultura biológica, partilhando os saberes que adquirem em casa com os seus familiares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita pelos alunos do clube do ambiente. Os mesmos são divididos em grupos com tarefas definidas, que vão rodando de grupo para grupo.
As tarefas são várias: limpeza de ervas, compostagem, rega, sementeira, recolha de lixo seletivo, etc....

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização é feita de forma natural, sem adição de produtos químicos. A limpeza da horta é feita pelos alunos de forma quinzenal.
São usadas ferramentas manuais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existem dois compostores no local. Este ano só está a funcionar um deles, onde são colocados os restos das cascas de fruta da sala de professores, bem como as ervas e folhas secas que se recolhem no espaço exterior ao edifício escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano cultivaram-se feijões e pepinos que os alunos do 1.º ano da escola fizeram germinar na sua sala de aula.
Também se plantaram pimentos e algumas alfaces.
Aumentou-se a área do alecrim, que envolve quase toda a área da horta.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Como a horta é bastante pequena, os produtos produzidos não são muitos. A quantificação em Kg nem sempre é possível.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São distribuídos pelos alunos envolvidos e por professores que se mostrem interessados.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Normalmente usando espécies que não necessitem de ser regadas na época das aulas.
Aproveitando os dias de chuva.
Os alunos são agrupados, ficando cada grupo encarregue de regar semanalmente as plantas que precisarem. Para o efeito é usado um regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Quinzenalmente, um grupo de alunos vai monitorizando as sementeiras.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos do 9.º ano tiveram oportunidade de participar num workshop sobre Construção Natural, orientado pela Eng. Rita Feijão, no âmbito da disciplina de Educação Visual. Foram focadas as mais valias da utilização de materiais naturais, dada a sua sustentabilidade ambiental, eficiência energética e benefícios para a saúde humana na construção de pequenos edifícios. Relembrou-se, ainda, a ancestralidade destas técnicas, presentes também na nossa região.
Após breve introdução teórica, acerca das vantagens deste tipo de construção, foi altura de pôr “as mãos na massa”, e os alunos construíram um pequeno muro com argila, palha e água, materiais naturais para a construção em palha encofrada.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos do 1.º ano da escola sede, nas aulas de estudo do meio observaram a germinação de feijões. Quando eles germinaram foram à horta com a professora e plantaram os seus próprios feijoeiros, ficando responsáveis pela sua manutenção.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

O dia do Ambiente - 5 de junho - também foi comemorado no espaço da horta.
Os alunos do 8.º ano, de acordo com os conteúdos dados nas disciplinas de geografia e de cidadania e desenvolvimento, referentes à agricultura sustentável, fizeram uma limpeza do espaço da horta ainda não utilizada e construíram um canteiro com alfaces.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: