Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB Carlos Bernardes (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos (desde que a escola existe)

2. Área aproximada da horta (m²):

70

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Português e Expressão Plástica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

196

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas, uma vez que é feito o mercadinho na escola, com os respetivos produtos da horta.
A frequência é sensivelmente 5 vezes por ano (atual ano letivo).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos ficam com a noção da plantação e do crescimento dos produtos hortícolas, gostam de comprar e levar os produtos que cuidaram.
A comunidade é muito participativa nesta atividade e sente-se um impacto bastante positivo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está organizada como o nosso galinheiro. Há uma escala, por semana, para cada sala do pré-escolar, para a rega da horta.
Os alunos do 1º ciclo participam e colaboram na plantação e apanham as ervas e folhas mais amarelas, para darem às galinhas da escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feito pela Junta de Freguesia do Turcifal.
Como já foi referido a apanha de ervas daninhas e folhas mais velhas são da competência dos alunos do 1º ciclo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, diversos tipos de couve, tomate, morangos, salsa, curgete, coentros e brócolos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

80 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda à comunidade e consumo próprio.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através de alguidares.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sempre que possível foi realizado uma feirinha na entrada principal da escola, em que os alunos vendem os produtos da horta biológica aos pais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Apanha das folhas mais velhas dos produtos da horta e dar de alimento às galinhas da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Na aprendizagem dos tipos de texto, neste caso a notícia, os alunos do 3º ano de escolaridade elaboraram uma notícia alusiva ao tema.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: