Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica Aquilino Ribeiro (Viseu)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
àrea de plantas decorativas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Seguidamente, depois da germinação das mesmas, e explicada aos alunos esta fase, foram plantadas na horta.
Também se procedeu a diferentes plantações, nomeadamente couve-flor, brócolos, repolho, entre outros. Foram feitos regos e os alunos, alternadamente, plantaram os diferentes produtos hortícolas.
Todas as 12 turmas, 9 turmas do 1º ciclo e 3 turmas do pré-escolar, foram envolvidas, sendo as tarefas distribuídas por grau de dificuldade, atendendo à sua faixa etária.
Os alunos foram alertados para a existência de elementos fundamentais para o crescimento e sobrevivência das "plantas" enquanto seres vivos, e revelaram grande preocupação na remoção das ervas daninhas e outras que vão crescendo, bem como na proteção de plantas mais frágeis e na rega, revelando grande envolvimento, nomeadamente nesta última, tornando-a praticamente diária e com recurso a alguma da água do reservatório da água da chuva.
Todas as semanas, as turmas, rotativamente, procedem à manutenção da horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Propomo-nos continuar com este projeto, uma vez que verificámos que o solo e a própria exposição solar (inexistência de alguma sombra), não favorecem a produção de determinados produtos, nomeadamente as couves. Nesse sentido, teremos de estudar melhor o solo e tentar perceber quais as produções possíveis.
15.1. Link para a página da horta: