Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI do Paço (Valongo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

30 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Português e Matemática.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas em dias temáticos (dia da alimentação, dia da família, dia do eco escola e dia do ambiente). Ao longo do ano, as famílias colaboraram com sementes, plantas e resíduos orgânicos para o compostor. Mostraram interesse em colaborar, conforme disponibilidade.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Observar de perto as plantas cultivadas (semear, plantar, cuidar, colher e utilizar na alimentação). Ao longo do ano letivo, em dias temáticos, produzir menus simples de degustação (sopas, saladas, quiches e entradas gourmet).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção e a repartição de tarefas é organizada em pequenos grupos, de 4 ou 5 elementos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é realizada com a colaboração de todos. Em pequenos grupos, uns cavam, outros tiram pedras e ervas daninhas, outros transportam o fertilizante natural desde o compostor até à horta, outros colocam o fertilizante no solo, outros semeiam e plantam, outros regam e colhem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita no compostor oferecido pela LIPOR. Usamos folhas das arvores do espaço verde/recreio, usamos cascas de ovos, cascas de frutas e folhas/caules de horticolas e ervas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta temos as ervas aromáticas: louro, salsa, coentros, tomilho e hortelã. Temos cultivado: courgette, pepino, aipo, alho, beterraba, tomate, cebola, alface, abóbora e nabiças. Temos também cultivo de morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 20 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta serviram para fazer sopas, saladas, quiches e entradas gourmet.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega-se com a água da chuva. Quando esgota é que usamos a água da rede publica.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Faz-se a monitorização semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

minhocas, formigas e caracóis.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas de estudo do meio e matemática: experiências, cálculos e plantações/na sala de aula e ao ar livre.
Participação ativa da turma de 1ºano: 11 alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas de estudo do meio, cidadania e educação ambiental: aulas ao ar livre.
Participação ativa das turmas pré-escolar/1º ciclo: 50 alunos

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas de estudo do meio, cidadania e educação ambiental: aulas na sala e ao ar livre.
Participação ativa das turmas pré-escolar/1º ciclo: 50 alunos + família/comunidade educativa (pais, encarregados de educação, avós, irmãos...)

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Aulas de estudo do meio, cidadania, educação artística e educação ambiental/sustentabilidade: aulas na sala e ao ar livre.
Recolha de produtos/confeção de entradas gourmet/degustação/dia eco escola e dia da família
Participação ativa das turmas pré-escolar/1º ciclo: 50 alunos + família/comunidade educativa.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=61556551910261