saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Todos os anos letivos
2. Área aproximada da horta (m²):
20 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
19
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Português, Estudo do Meio, Expressões Artísticas, TIC
3.3. N.º de alunos envolvidos:
343
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
12
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
A APEE representa as famílias, em todo o processo de dinamização da horta; na doação de sementes, plantas, utensílios agrícolas e dinamização de um talhão, em tempo de ETI (Escola a Tempo inteiro).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O impacto causado pela envolvência dos alunos continua a ser muito positivo, no sentido em que estes manifestam um enorme gosto pelas dinâmicas de trabalho, o conhecimento dos produtos hortícolas e aromáticas. O estar "lá fora", num contacto livre com a Natureza, para uma população que é essencialmente citadina, permite proporcionar experiências pedagógicas naturais enriquecedoras.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta e a repartição de tarefas são distribuídas por todas as turmas da escola, em cronograma semanal/mensal. Cada turma cumpre as tarefas de plantar/semear, mondar e regar, quando se verifica necessário.
Este ano letivo, as condições climatéricas e fatores inerentes ao funcionamento do estabelecimento, condicionaram os trabalhos na horta, o que "atrasou" os resultados desejados, até ao momento.
7. Como é feita a preparação do solo?
Na limpeza e preparação do solo participam os alunos e professores, nomeadamente a arrancar ervas daninhas(mondar), sachar, ancinhar e fertilização do solo com cinza.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A escola ainda não encontrou a melhor estratégia para o desenvolvimento da compostagem. Em colaboração com a CMVFX, iniciou-se a experiência da recolha de biorresíduos do nosso refeitório. Até ao momento está a revelar-se eficaz.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Um talhão da horta é dedicado à jardinagem. Uma das culturas é a alfazema, que tem grandes benefícios na horta: atrai insetos polinizadores e repele diversas pragas, repele ratos e ratazanas e
estimula o crescimento de outras plantas. A outra é o alecrim. A nossa horta é muito aromática!
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Até ao momento, não se procedeu a nenhuma colheita. As culturas ainda estão em fase de crescimento.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos colhidos na nossa horta serão distribuídos pelos alunos, por sorteio nos diferentes grupos.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita pelas turmas, nos períodos do dia de menor calor.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Nas visitas regulares à horta, as turmas observam de forma direta se existe necessidade de algum tratamento para combater alguma doença ou praga.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Este ano, estamos a experienciar o contacto com a plantação e crescimento do cebolo. Alguns pés de cebolo "morreram", tendo sido a opção de os substituir. O que até ao momento se revelou eficaz. Aplicou-se o fertilizante natural, cinza.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aprender lá fora, na descoberta da biodiversidade da escola: na horta, nas zonas ajardinadas, na NATUREZA que nos rodeia, e que é maravilhosa. Os alunos, em momentos orientados, observam, descobrem e recolhem mas, posteriormente, devolvem à Natureza. Estes momentos vão acontecendo espontaneamente, promovendo a interdisciplinaridade.
Atividade 2:
Descrição:
Aula "lá fora", no âmbito da temática das plantas. Plantar, para aprender e a escola embelezar. A descoberta dos constituintes de uma planta. Colocação de placas de alerta, para a importância de todos cuidarem e protegerem a Natureza.
Atividade 3:
Descrição:
O programa Eco-Escolas é um desafio de TODOS! A equipa das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) também se envolve e proporcionam momentos de contacto com a Natureza aos mais pequenos, num ambiente de liberdade natural. É uma delícia observar os mais pequenos nas suas descobertas e construções com mãos de pequenos, grandes Artistas!
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta é um espaço de todos! Todos participam, nos trabalhos relacionados com a agricultura mais simples, numa partilha de conhecimentos e aprendizagem, desde os mais pequenos aos mais graúdos.
É o foco para a propagação para todos os outros espaços da escola, que possibilitam um contacto natural com a Natureza, que nos apraz dizer existir no nosso estabelecimento de ensino. Assim, os momentos partilhados de aulas "lá fora", não serem apenas as que se direcionam para a horta.
15.1. Link para a página da horta:
https://padlet.com/malvarosaeb/horta-bio-espantalho-na-horta-x33rryjblb54kqg7