Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Colégio Heliântia (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

até 20m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos:

70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

-

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Através da dinamização da horta foi possível explorar conteúdos de escola e também utilizar os produtos na nossa cozinha, tais como as ervas aromáticas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

as auxiliares vão regando a nossa horta, os alunos plantam as sementes em sala e regam e depois transplantam para a nossa horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

a limpeza é feita manualmente pelos nossos auxiliares e alunos

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

-

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

batatas, abóboras, ervas aromáticas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

-

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

vai para a nossa cozinha

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

manualmente com baldes ou mangueira

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

-

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

-

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Utilizamos a horta para explorar conteúdos lecionados em sala de aula, onde os alunos podem aprender o ciclo da germinação das sementes e também a constituição das plantas.
as turmas do 1.º A e do 2.º Ano construíram uma horta de ervas aromáticas

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Não nos foi possível este ano cultivar muitos legumes porque alteramos e aumentamos o espaço da nossa horta, mas já iniciamos a plantação e esperamos dar continuidade ao trabalho realizado em anos anteriores.

15.1. Link para a página da horta: