Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica 2,3 de Pegões (Montijo)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
A horta está localizada num local em que toda a comunidade tem oportunidade de a poder ver a desenvolver.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta foi uma atividade que gerou grande motivação entre os alunos, inicialmente dinamizada pelos alunos do Clube Eco-Escolas e Clube da Ciência, foi, posteriormente e pontualmente, frequentada por alunos do Clube do Teatro e por outros que, por vezes, se encontravam no pátio escolar e demonstravam curiosidade e interesse. A horta tornou-se um espaço de convívio para os membros da comunidade educativa, promovendo a interação social e fortalecendo os laços entre as pessoas. Além disso, proporcionou:
- uma oportunidade única para os alunos aprenderem e também ensinarem (visto alguns terem contacto com hortas através de pais e avós) sobre os alimentos, de onde vêm e como são cultivados, tendo permitido a promoção de uma maior consciência alimentar bem como o incentivo de escolhas mais saudáveis;
- a conexão com a natureza, permitindo que os alunos tenham uma experiência prática de interação com a natureza;
- o incentivo ao consumo de alimentos frescos e locais, ajudando a promover uma alimentação mais equilibrada e a valorizar o consumo de produtos locais;
- o desenvolvimento de algumas habilidades como o trabalho de equipa, da responsabilidade, da paciência e do respeito pela natureza;
- a promoção da atividade física, uma vez que a horta envolve atividades físicas como cavar, plantar, regar e colher, o que contribui para a manutenção de um estilo de vida saudável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Inicialmente, todos os alunos estiveram envolvidos na preparação do terreno e no cultivo. Posteriormente, foram divididos em grupos, sendo cada um responsável por diferentes tarefas de acordo com a necessidade do momento: preparação do solo, compostagem, plantio ou semeadura, rega, controle de ervas daninhas, monitorização de pragas e doenças.
Atualmente, a divisão das tarefas semanais para a manutenção da horta é a seguinte:
Grupo A é responsável pelas sachas, eliminação de ervas daninhas e monitorização de pragas (alunos do Clube dos Cientistas);
Grupo B cuida da rega e monitorização de pragas (também do Clube dos Cientistas);
Grupo C é responsável pela compostagem (alunos do Clube Eco-Escolas).
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente, e para ajudar nesta tarefa, será uma pessoa residente em Pegões a lavrar o solo com um trator, por indisponibilidade da Junta de Freguesia. Posteriormente, serão os alunos, com o auxílio de uma funcionária que, com o auxílio de enxadas e sachos farão a manutenção da horta.
A fertilização que irá ser efetuada será uma fertilização orgânica, uma vez que é o tipo de fertilização mais adequada a utilizar na implementação de uma horta biológica. Desta forma, irá ser realizada compostagem.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os materiais orgânicos a utilizar serão os resíduos provenientes do refeitório e bar da Escola, tais como restos de hortaliça e cascas de fruta, e borras de café recolhidas do bar e também trazidas pelos alunos. O processo da compostagem está a cargo dos alunos do Clube Eco-Escolas, que todas as quintas-feiras fazem a pesagem das borras de café bem como a recolha dos resíduos orgânicos existentes nesse local para o compostor que está na zona exterior.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Plantas hortícolas: alface, couve, courgette, pimentos, abóbora, rabanetes, tomate, favas, feijão verde, melancia, melão.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Esta iniciativa envolveu todos os estabelecimentos de ensino e educação do Agrupamento, bem como todos os pais e ilustres convidados que fizeram questão de estar presentes, tendo sido realizadas diversas atividades. Uma delas foi a venda de produtos na banca "Produtos da nossa horta", com a colaboração e generosidade dos pais e da comunidade escolar em geral na aquisição dos mesmos.
Os alunos do 2º ciclo, do Clube dos Cientistas, prepararam a banca e mostraram-se muito motivados na venda dos produtos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: