Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica 2,3 de Pegões (Montijo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Clube Eco-Escolas, Clube da Ciência, Clube do Teatro

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais e/ou encarregados de educação ajudaram através da oferta de sementes, da criação de placas de identificação para a horta (que foram posteriormente pintadas em Educação Visual) e da construção de dois hotéis de insetos. Contribuíram, igualmente, na compra de produtos hortícolas no dia de celebração do "Dia do Agrupamento".
A horta está localizada num local em que toda a comunidade tem oportunidade de a poder ver a desenvolver.


5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A presença da horta na nossa escola trouxe muitos benefícios para os alunos e comunidade no geral, tendo promovido uma maior consciencialização sobre a importância da alimentação saudável, do contacto com a natureza e do trabalho em equipa.
A horta foi uma atividade que gerou grande motivação entre os alunos, inicialmente dinamizada pelos alunos do Clube Eco-Escolas e Clube da Ciência, foi, posteriormente e pontualmente, frequentada por alunos do Clube do Teatro e por outros que, por vezes, se encontravam no pátio escolar e demonstravam curiosidade e interesse. A horta tornou-se um espaço de convívio para os membros da comunidade educativa, promovendo a interação social e fortalecendo os laços entre as pessoas. Além disso, proporcionou:
- uma oportunidade única para os alunos aprenderem e também ensinarem (visto alguns terem contacto com hortas através de pais e avós) sobre os alimentos, de onde vêm e como são cultivados, tendo permitido a promoção de uma maior consciência alimentar bem como o incentivo de escolhas mais saudáveis;
- a conexão com a natureza, permitindo que os alunos tenham uma experiência prática de interação com a natureza;
- o incentivo ao consumo de alimentos frescos e locais, ajudando a promover uma alimentação mais equilibrada e a valorizar o consumo de produtos locais;
- o desenvolvimento de algumas habilidades como o trabalho de equipa, da responsabilidade, da paciência e do respeito pela natureza;
- a promoção da atividade física, uma vez que a horta envolve atividades físicas como cavar, plantar, regar e colher, o que contribui para a manutenção de um estilo de vida saudável.


6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos, sob supervisão das docentes e de uma funcionária, realizam semanalmente a monitorização da horta e participam ativamente nas tarefas de cultivo e manutenção, incluindo a rega, limpeza do terreno, fertilização, cultivo, entre outras.
Inicialmente, todos os alunos estiveram envolvidos na preparação do terreno e no cultivo. Posteriormente, foram divididos em grupos, sendo cada um responsável por diferentes tarefas de acordo com a necessidade do momento: preparação do solo, compostagem, plantio ou semeadura, rega, controle de ervas daninhas, monitorização de pragas e doenças.
Atualmente, a divisão das tarefas semanais para a manutenção da horta é a seguinte:
Grupo A é responsável pelas sachas, eliminação de ervas daninhas e monitorização de pragas (alunos do Clube dos Cientistas);
Grupo B cuida da rega e monitorização de pragas (também do Clube dos Cientistas);
Grupo C é responsável pela compostagem (alunos do Clube Eco-Escolas).

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é um aspeto fundamental para o sucesso deste projeto. Em primeiro lugar é feita a limpeza do terreno, removendo todas as pedras e ramos ou outro tipo de material que possa prejudicar a plantação. A remoção é realizada pelos alunos. A terra deve ser o mais fértil possível e fresca mas, ao mesmo tempo, perfeitamente arejável.
Inicialmente, e para ajudar nesta tarefa, será uma pessoa residente em Pegões a lavrar o solo com um trator, por indisponibilidade da Junta de Freguesia. Posteriormente, serão os alunos, com o auxílio de uma funcionária que, com o auxílio de enxadas e sachos farão a manutenção da horta.
A fertilização que irá ser efetuada será uma fertilização orgânica, uma vez que é o tipo de fertilização mais adequada a utilizar na implementação de uma horta biológica. Desta forma, irá ser realizada compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O processo da compostagem é feito num compostor.
Os materiais orgânicos a utilizar serão os resíduos provenientes do refeitório e bar da Escola, tais como restos de hortaliça e cascas de fruta, e borras de café recolhidas do bar e também trazidas pelos alunos. O processo da compostagem está a cargo dos alunos do Clube Eco-Escolas, que todas as quintas-feiras fazem a pesagem das borras de café bem como a recolha dos resíduos orgânicos existentes nesse local para o compostor que está na zona exterior.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Plantas aromáticas: coentros, salsa, hortelã, alecrim
- Plantas hortícolas: alface, couve, courgette, pimentos, abóbora, rabanetes, tomate, favas, feijão verde, melancia, melão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento entre 15 a 30 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda dos produtos no Dia do Agrupamento e venda de produtos na comunidade escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A frequência da rega dependerá da humidade da própria terra e do clima (temperatura, humidade, precipitação) e será tanto mais frequente quanto mais quente e seco for o tempo. Preferencialmente, e tanto quanto for possível, iremos efetuar as regas de manhã, com o sol ainda baixo. Iremos ter em atenção que nem todas as plantas têm a mesma exigência em humidade. O tipo de rega a utilizar é a rega manual com o auxílio de um regador ou rega por sulco com o auxílio de uma mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização é realizada pelos alunos, semanalmente, através da observação direta das plantas e da verificação de possíveis sintomas de algum problema;


12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Celebração do Dia do Agrupamento baseada no lema "Onde aprender é construir...".
Esta iniciativa envolveu todos os estabelecimentos de ensino e educação do Agrupamento, bem como todos os pais e ilustres convidados que fizeram questão de estar presentes, tendo sido realizadas diversas atividades. Uma delas foi a venda de produtos na banca "Produtos da nossa horta", com a colaboração e generosidade dos pais e da comunidade escolar em geral na aquisição dos mesmos.
Os alunos do 2º ciclo, do Clube dos Cientistas, prepararam a banca e mostraram-se muito motivados na venda dos produtos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Inicialmente, foi difícil começar a construção da horta, uma vez que o terreno precisava ser lavrado por um trator e a Junta de Freguesia não teve disponibilidade na altura. Assim, iniciámos a construção da nossa horta um pouco mais tarde do que o previsto, contando com a boa vontade da comunidade escolar que nos ajudou nesse aspeto.

15.1. Link para a página da horta:

Facebook Eco-Escolas de Pegões: https://www.facebook.com/profile.php?id=100077382461997 ; Facebook do Agrupamento de Pegões: https://www.facebook.com/aepcsi