saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Esta Horta iniciou-se em 2021-2022
2. Área aproximada da horta (m²):
70 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais e Educação Especial
3.3. N.º de alunos envolvidos:
12
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Oferta de sementes e os alunos levam as colheitas para apreciar em família.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Motivar para uma alimentação saudável e sustentável; palco para aulas ao ar livre em temáticas diversas de CN (relações bióticas, fatores abióticos, o solo); clube da Horta, ao qual aderiram mais alunos ao longo do ano; os funcionários acabaram por colaborar na rega e usufruíram de alguns produtos hortícolas, alguns produtos reverteram para a cantina da escola, para integrar as refeições dos alunos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existe uma equipa permanente ao longo do ano, articulada com o Centro de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão, que integra alunos com Aprendizagens Substitutivas, e o Clube da Horta, com funcionamento semanal à 4ª feira à tarde. Os professores da equipa revezam-se nas regas necessárias entre as atividades com os alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Manualmente, com recurso a ferramentas tradicionais e utilizando composto.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Resíduos orgânicos da escola e trazidos de casa por alunos e professores, bem como ervas infestantes sem semente/flor
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
ervas aromáticas (coentros) e couves, cebolas e alfaces, tomate e salsa, cebolas e cenouras.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
8 kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Consumo pelos alunos envolidos e familías, consumo na cantina da escola, consumo pelos professores e funcionários envolvidos, consumo por outros elementos da comunidade escolar, de acordo com as preferências relativamente aos produtos colhidos.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita manualmente, pois o sistema de rega gota a gota está com fugas e necessita de manutenção. A rega é feita de manhã cedo ou ao final da tarde, com regadores e baldes.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim durante as atividades de manutenção com os alunos, semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Sim, mas recorrendo a borras de café para prevenir rastejantes e retirando manualmente as pragas. No caso dos fungos, as plantas infetadas são arrancadas manualmente, também.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foram realizadas semanalmente Aprendizagens Substitutivas com um grupo de 8 alunos, que realizaram a preparação do solo, a sementeira, a rega, a monda, o mulching, a colheita, a compostagem, aprendendo a cuidar da planta em todas as etapas do seu ciclo de vida. No Clube da Horta participaram assiduamente 4 a 5 alunos, que realizaram sensivelmente as mesmas atividades, complementando os vários espaços da Horta. Os alunos e professores tiveram oportunidade de provar as colheitas, o que no caso dos alunos os deixa bastante felizes, especialmente quando há morangos e cenouras, que acabam por ser os preferidos. Cria-se um espaço privilegiado para o estabelecimento de boas relações de amizade e confiança, promovendo a inclusão e a autoconfiança, a autonomia, o domínio do corpo e a alimentação saudável. As turmas visitam a Horta pontualmente para trabalhar alguns conteúdos, nomeadamente em CN no 5º e no 8º ano. A Horta acaba por atrair a atenção da comunidade escolar, que gosta de espreitar o que está a crescer por ali, aprendendo a reconhecer as plantas de onde provêm os produtos horticolas.
Atividade 2:
Descrição:
Alunos do Clube da Horta a preparar o solo para o cultivo e alunos em CTEMAC a retirar as borras de café de cápsulas para utilizar como repelente de pragas. As cápsulas de metal foram reutilizadas em decorações de Natal e para fazer as bases dos cravos do 25 de Abril.
Atividade 3:
Descrição:
Construção de cravos para decorar a escola no 25 de abril, reutilizando as cápsulas de café de alumínio vazias e alunos a recolher caruma que é usada para forrar os caminhos entre os canteiros da horta, cobrir o solo das culturas para evitar a desidratação e as infestantes.
15. Outros aspetos de realce da horta:
As aromáticas foram usadas pelo CEF de Restaurante/bar e sao usadas para chás pela comunidade escolar.
15.1. Link para a página da horta: