Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias colaboram enviando informações sobre como realizar alguns trabalhos na horta e esclarecem algumas dúvidas. Não há dias estabelecidos para virem à escola participar nas tarefas da horta, vêm quando a escola solicita.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Contribui para uma maior participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, pois vêm à escola com mais frequência e interessam-se pela forma como os seus filhos aprendem. Também contribui para que as famílias estejam mais sensibilizadas para o consumo de produtos saudáveis e benéficos para a saúde.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Em outubro, realizou-se uma grande limpeza com remoção de ervas daninhas e algum "lixo" que se acumulou durante o verão. Também se procedeu à manutenção de canteiros e substituição de outros. Mais próximo das sementeiras cuidou-se do solo, remexendo-o e fertilizando-o com o composto produzido no compostor da escola.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Consociações: cebola, alface, tomate; cenoura, ervilha, alface; espinafre, tomate.
Este ano o tempo não ajudou muito (muita chuva e frio) e o desenvolvimento de alguns produtos não foi o que estávamos à espera. Também fizemos plantações mais tardias e por isso as colheitas também serão mais tarde.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Salienta-se que ainda não se realizou a colheita de outros produtos, tais como: cebola, tomate, feijão, cenouras.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Como se recolhe água da chuva utiliza-se esta água até acabar.
Este ano tem chovido muito e por isso só se rega quando é necessário
Também são retiradas as ervas daninhas dos canteiros, evitando que estas consumam água e prejudiquem o crescimento das plantas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
os pais foram convidados a virem à escola para observarem o trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Eco-escolas. Também houve um almoço/lanche que foi preparado em colaboração com a Associação de Pais, pais e escola. Na confeção de algumas iguarias foram usados produtos criados na nossa horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Este projeto tem proporcionado aos alunos um maior contacto com a Natureza através da realização de diversas tarefas, bem como, a aquisição de novas aprendizagens. É um lugar privilegiado para abordar conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada.
Tem proporcionado um grande envolvimento de todos e contribuído para a formação de alunos mais conscientes em relação a hábitos de vida saudável e, também, mais preocupados com o meio ambiente.
15.1. Link para a página da horta: