Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Estudo do Meio e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Este ano continuamos com o procedimento do ano anterior, em que as famílias ajudam na manutenção da horta e contribuem com sementes e plantas.
As famílias colaboram enviando informações sobre como realizar alguns trabalhos na horta e esclarecem algumas dúvidas. Não há dias estabelecidos para virem à escola participar nas tarefas da horta, vêm quando a escola solicita.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta promove o contacto com a Natureza; interesse por uma alimentação saudável; exploração de conteúdos pedagógicos transversais a diversas áreas curriculares; trabalho em equipa, respeito e valorização do trabalho dos outros, partilha de conhecimentos. Os alunos aprendem de uma forma mais atrativa, significativa e diferente do que é aprendido dentro da sala de aula.
Contribui para uma maior participação dos pais na vida escolar dos seus filhos, pois vêm à escola com mais frequência e interessam-se pela forma como os seus filhos aprendem. Também contribui para que as famílias estejam mais sensibilizadas para o consumo de produtos saudáveis e benéficos para a saúde.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como é uma escola pequena, apenas com 3 turmas, todos se envolvem nas tarefas a realizar na horta. Todavia, os mais velhos (3.º e 4.º anos) são aqueles que têm maior responsabilidade na execução dos trabalhos e registos sobre a horta. Também têm por missão acompanhar os mais novos, orientando-os e ajudando-os nas tarefas que têm de fazer. Formaram-se grupos com alunos de todos os anos de escolaridade e desempenham as suas tarefas à semana. Antes da ida para a horta cada grupo sabe as tarefas que irá realizar e no regresso faz o registo no "Diário da Horta".

7. Como é feita a preparação do solo?

O trabalho de preparação, limpeza e manutenção da horta é realizado em equipas que envolvem as Assistentes Operacionais, alunos, professoras e encarregados de educação.
Em outubro, realizou-se uma grande limpeza com remoção de ervas daninhas e algum "lixo" que se acumulou durante o verão. Também se procedeu à manutenção de canteiros e substituição de outros. Mais próximo das sementeiras cuidou-se do solo, remexendo-o e fertilizando-o com o composto produzido no compostor da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os resíduos para o compostor são trazidos de casa pelos alunos e o que se pode aproveitar na escola. Deitamos cascas de fruta, aparas de legumes, folhas secas, borras de café, cascas de ovos esmagadas, flores, palha e erva seca, pequenos ramos, cascas de batata, guardanapos e outros papéis não plastificados. Este ano os encarregados de educação envolveram-se bastante e fizeram do compostor da escola o local certo para colocar os resíduos orgânicos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As plantas existentes na horta: salsa; coentros; hortelã, tomate, morangos, cenouras, alface, rabanetes, batatas, framboeseiras, ervilhas, cebolo, alho, espinafres, couves de várias qualidades.
Consociações: cebola, alface, tomate; cenoura, ervilha, alface; espinafre, tomate.

Este ano o tempo não ajudou muito (muita chuva e frio) e o desenvolvimento de alguns produtos não foi o que estávamos à espera. Também fizemos plantações mais tardias e por isso as colheitas também serão mais tarde.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

É difícil sabermos as quantidades de cada produto, pois vai-se colhendo conforme vai amadurecendo e come-se logo, como os morangos, framboesas, alfaces. Relativamente às batatas colheram-se 8 kg, alhos 3 kg e ervilhas 4 kg.
Salienta-se que ainda não se realizou a colheita de outros produtos, tais como: cebola, tomate, feijão, cenouras.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para consumo dos alunos na escola ou distribuição para levarem para casa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita no início da manhã, lentamente e quando se verifica que a terra está seca.
Como se recolhe água da chuva utiliza-se esta água até acabar.
Este ano tem chovido muito e por isso só se rega quando é necessário
Também são retiradas as ervas daninhas dos canteiros, evitando que estas consumam água e prejudiquem o crescimento das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização das pragas é feita sempre que os alunos vão à horta, observam e e se houver necessidade de intervenção são utilizados processos caseiros

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Dia Eco-escolas/Dia do Ambiente - exposição e almoço/convívio.
os pais foram convidados a virem à escola para observarem o trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Eco-escolas. Também houve um almoço/lanche que foi preparado em colaboração com a Associação de Pais, pais e escola. Na confeção de algumas iguarias foram usados produtos criados na nossa horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta já conta com três anos de implementação e desde que iniciou que tem vindo a melhorar. É um lugar muito acarinhado e admirado por todos na comunidade escolar. É a nossa “joia”.
Este projeto tem proporcionado aos alunos um maior contacto com a Natureza através da realização de diversas tarefas, bem como, a aquisição de novas aprendizagens. É um lugar privilegiado para abordar conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada.
Tem proporcionado um grande envolvimento de todos e contribuído para a formação de alunos mais conscientes em relação a hábitos de vida saudável e, também, mais preocupados com o meio ambiente.

15.1. Link para a página da horta: