Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos ( ano letivo 2013/2014)

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

EM, Mat., Port e Exp Artística (desenho e pintura)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

56

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que a escola necessita, nomeadamente ao nível de necessidade de terra para renovar o espaço, sementes e hortícolas para plantar. A colheita e consumo dos produtos normalmente é restrito à escola (no refeitório), uma vez que a horta é pequena e a quantidade não é assim tão significativa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A nível da comunidade o impacto não é muito significativo uma vez que as famílias dos nossos alunos cultivam as suas hortas (com maior ou menor dimensão, de acordo com os terrenos que têm adjacentes às suas habitações). O meio é “misto” (rural e industrial) trabalham nas fábricas e ao fim de semana cuidam dos seus pequenos quintais.
Nos alunos o impacto é visível através do interesse e cuidado que dedicam à horta, atenção e observação das mudanças que vão descobrindo com o passar do tempo e questionando na procura de saber sempre mais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através de escalas semanais, cada turma organiza-se em equipas/brigadas com funções distintas:
regar, vigiar a infestação de pragas, arrancar as ervas daninhas, avaliar o crescimento das diferentes espécies cultivadas.
Sempre que algo anormal acontece toda a escola é mobilizada no sentido de resolver a situação.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno é cavado e limpo das ervas e alguns vestígios da colheita do ano anterior e reforçado com terra.
Para isso é pedido ajuda ao avô de uma aluna que se disponibiliza para transportar e colocar a terra que necessitamos no trator.
Para a fertilização usamos o produto resultante da compostagem que fazemos desde que iniciamos o cultivo da nossa horta.
Este ano contamos ainda com a colaboração da SIRO, que nos ofereceu substrato e adubo orgânico biológico, bem como as orientações para um maior aproveitamento das potencialidades da nossa pequena horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No outono aproveitamos as folhas secas e pequenos canos que caiem das várias árvores existentes no nosso recreio. Também são colocadas cascas e restos de fruta, palha e água. O processo é feito intercalando camadas secas e húmidas com a colocação de água sempre que necessário

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Semeamos abóbora, couve, repolho, pimentos, cenouras, ervilhas, feijão, alfaces, beterraba, cebola e batatas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Se correr bem e colhermos de tudo um pouco poderá rondar os 10 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumidos na escola pelos alunos

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que é necessário regar os alunos fazem-no logo de manhã utilizando pequenos regadores que têm à disposição

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente observam alterações no crescimento das hortícolas, nas folhas ou no próprio caule.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta tem sido a atividade mais desenvolvida pela turma 2 (2.º e 4.º ano). Uma das atividades realizada foi a colocação de Hotéis para insetos, que contou com o envolvimento do pai de uma aluna. Construídos em módulos foram montados pelos alunos com a ajuda do pai. Numa segunda fase recolheram canas, paus e pinhas e fizeram pequenos rolos de cartão rolos devidamente dispostos nos espaços dos dois hotéis: o mais pequeno apenas com canas e abrigo para as borboletas que foi colocado no tronco do pinheiro existente na horta e o maior com canas, rolos de cartão, pinhas e abrigo para as borboletas. Ainda no âmbito desta aula aproveitamos o corte resultante da poda do pinheiro para colocarmos uma vasilha a recolher a resina, dando mote para atividades de pesquisa sobre a sua importância e utilidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: