Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Nos alunos o impacto é visível através do interesse e cuidado que dedicam à horta, atenção e observação das mudanças que vão descobrindo com o passar do tempo e questionando na procura de saber sempre mais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
regar, vigiar a infestação de pragas, arrancar as ervas daninhas, avaliar o crescimento das diferentes espécies cultivadas.
Sempre que algo anormal acontece toda a escola é mobilizada no sentido de resolver a situação.
7. Como é feita a preparação do solo?
Para isso é pedido ajuda ao avô de uma aluna que se disponibiliza para transportar e colocar a terra que necessitamos no trator.
Para a fertilização usamos o produto resultante da compostagem que fazemos desde que iniciamos o cultivo da nossa horta.
Este ano contamos ainda com a colaboração da SIRO, que nos ofereceu substrato e adubo orgânico biológico, bem como as orientações para um maior aproveitamento das potencialidades da nossa pequena horta.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: