Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica Professor João Cónim (Lagoa (Algarve))
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Tivemos também encarregados de educação a contribuir com sementes para plantar, nomeadamente de favas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os nossos alunos aprenderam a valorizar os resíduos orgânicos e a importância da compostagem, como apoio à horta.
Conseguimos melhorar a manutenção dos espaços exteriores em termos de limpeza, após terem sido constituídas equipas nas turmas de 8ºano, responsáveis pela remoção de folhas secas, monitorização da horta e da compostagem.
Os alunos semearam e colheram, e puderam cozinhar na escola os alimentos colhidos (as favas), realizando-se um momento de convívio num almoço entre professores e alunos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização foi elaborada com recurso ao nosso composto, proveniente de três compostores instalados junto da horta, ao abrigo do projeto "Devolver à Terra".
A limpeza do terreno, remoção de ervas e folhas secas, foi realizada pelos nossos alunos, nas aulas de Ciências Naturais e Físico-química.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Neste ano letivo, foi reconstruída a nossa horta escolar, para aliar à compostagem, dois espaços que integram alunos com motivação para aprender a valorizar os resíduos orgânicos e a importância da compostagem.
Particularmente nas aulas de Ciências Naturais, promoveram-se as boas práticas ecológicas entre os nossos alunos, nomeadamente ao nível da aprendizagem da valorização dos resíduos orgânicos (restos de comida da cantina e detritos vegetais do jardim escolar) e na sua transformação em composto de qualidade.
Fomos capazes de diminuir o desperdício na cantina escolar, com a continuação da implementação do programa Devolver à Terra. Contámos com a preciosa colaboração das funcionárias do refeitório escolar, que gentil e diariamente depositaram as cascas dos legumes nos compostores.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
As favas foram colhidas e cozinhadas pelos próprios alunos.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Outra parte das favas serviu para os alunos cozinharem eles próprios, com o auxílio e supervisão das professoras, ocorrendo um agradável convívio num almoço entre professores e alunos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Começámos por aproveitar o corpo do espantalho construído no ano letivo anterior pelos alunos de Educação Especial, que se encontrava em fraco estado de conservação. Tinha sido construído com garrafas de plástico e um suporte em madeira.
Neste ano letivo, decidimos recuperar o espantalho a que os alunos denominam “Espantalho Joaquim”, de modo a fomentar o trabalho em grupo e a cooperação.
Os alunos envolvidos começaram por recolher tecidos e peças de vestuário em fim de vida, para compor o “Joaquim”, tendo sido privilegiada a utilização de materiais reutilizados na elaboração do trabalho. Nas sessões do clube de costura sustentável, com o apoio da professora Rosário Figueiredo, os alunos do clube meteram “mãos à obra”, cortaram os retalhos de tecido e decoraram a camisa. Tiveram liberdade para dar asas à sua criatividade e sentido estético. Os retalhos foram cosidos pelos alunos de Educação Especial (medidas adicionais), com o auxílio das professoras. Reconstruíram a cara do “Joaquim”, utilizando um garrafão de plástico, pintaram e desenharam os pormenores do rosto. Após esta fase, vestimos e montámos o nosso espantalho, dando-lhe uma nova vida. Os alunos da turma 8.ºAE foram os responsáveis pela colocação do espantalho na horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: