Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Jardim de Infância de Matacães (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde o ano letivo anterior

2. Área aproximada da horta (m²):

até 50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

pré escolar conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias envolveram-se enviando legumes para plantar, mas com pouca frequência

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Junto ao nosso jardim, temos um centro de dia, as alfaces plantadas por nós foram confecionadas para a nossa salada ao almoço, assim como, para os utentes do lar;
Sempre que a cozinheira do centro de dia necessitava de ervas aromáticas, ia buscar à nossa horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As ervas daninhas que surgiram na horta foram arrancadas pelas crianças, e as mesmas procederam à sua rega enquanto outras transportavam os baldes com água para a rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi colocada terra nova sem produtos químicos, a mesma foi sendo mexida com o ancinho pelas crianças todas as semanas, sendo também adicionado a fertilização do nosso compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Borras café, cascas de ovos, folhas secas, restos de frutas e hortaliças, cascas de batata, restos de comida etc.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos uma horta separada por divisões, onde temos a sorte de podermos separar por famílias.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Deu algumas alfaces, muita salsa e coentros, espinafres,.
Não tenho disponibilidade nem balança para fazer pesagens.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para o nosso jardim e centro de dia Matacães

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega foi feita com a água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Quando aparecem caracóis e lesmas retiramos sem recorrer a produtos químicos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis que foram retirados manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: