Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB Jugueiros (Viseu)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

cerca de 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

16

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

estudo do meio, cidadania.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

263

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

18

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

1 vez por período. vêm ajudar a preparar a terra e a mondar .

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

É com agrado que os alunos veem o crescimento das plantas. São confecionadas refeições saudáveis (sopas e saladas).Conhecimento da origem e dos nome dos alimentos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma visita a horta uma vez por semana para constatar o crescimento das plantas , regar e fazer a manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

São as crianças com a ajuda de adultos que cuidam da horta e a fertilização é feita com os produtos do compostor,

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de alimentos, folhas e restos orgânicos da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, cenouras, cebolas, couves, ervas aromáticas, morangos, abóboras , batatas e flores.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento já se colheram 20 alfaces. Meia dúzia de morangos. 4 Kg de ervilhas. 3 molhos de ervas aromáticas e 1Kg de favas.
As restantes culturas ainda estão em crescimento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Utilização em saladas e sopas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É organizada em grupo de alunos responsáveis por esta tarefa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Sempre que se verifiquem espécies invasoras.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos do jardim de infância foram observar o crescimento das ervilhas e favas e degustaram as ervilhas.
Foi confecionada uma salada de alface em cada sala de aula.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As turmas do Jardim de Infância e do 2º ano participaram no concurso "Espantalho da horta"

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Pesquisas e elaboração de trabalhos sobre animais que se relacionam com a horta : abelha, caracol, borboleta e minhoca.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: