Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB1 Bairro de S. Miguel (Lisboa)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Conhecimento de várias técnicas, melhor conhecimento da agricultura biológica, conhecimento sobre o processo de compostagem, melhor conhecimento prático sobre a importância da vida no solo, melhor capacidade de valorização dos alimentos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves (couve roxa, couve portuguesa, brócolos)
Cenouras
Alfaces (alface frisada, alface vermelha)
Aromáticas: salsa, coentros, manjericão, tomilho comum, tomilho limão, hortelã comum, hortelã da ribeira, hortelã pimenta
Cebolas
Alhos: alho comum e alho francês
Batatas
Nabos
Feijão
Milho de pipocas
Beterrabas
Meão, melancia
Curgetes
Abóboras
Espinafres
Morangueiros
Flores: Calêndulas, Equináceas, Girassóis, Cravos Túnicos e mistura de flores para borboletas
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
couve - 75 molhos
rabanetes - 60
alfaces - 30
favas - apox. 2Kg
cebolas - 40
espinafres - 25 molhos
Estão plantadas: ainda sem colheita: 30 tomateiros, 40 pimenteiros, feijão, cenouras, 20 morangueiros, 2 phisalys, 30 alfaces, salsa, coentros, 20 abóboras, 10 curgetes, 50 cebolas
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Cada turma é responsável por organizar equipas de dois ou três alunos que têm a tarefa de observar registar e reportar as pragas e doenças que observam. Todas as observações são registadas no caderno de campo. Semanalmente é feito em cada turma o balanço das observações e decidida a intervenção em relação à situação observada.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Lesmas e caracóis - apanhados à mão e abandonados fora da escola no jardim que existe no outro lado da rua.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos em grupos de 5 fizeram plantas da horta, num trabalho interdisciplinar nas áreas de expressão plástica, matemática e estudo do meio ( alunos de 3º e 4º ano).
Foi feita a medição dos canteiros, a sua localização e a sua transposição para a folha na escala 1:100. Cada aluno usou uma prancheta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Estas atividades foram recorrentes ao longo do ano, havendo uma calendarização em que o professor responsável pela horta (professor sem componente letiva), articulou com os professores das diversas turmas a deslocação de grupos de alunos das diversas turmas à horta para fazer tarefas necessárias e imprescindíveis para o desenvolvimento e progresso da horta: sementeiras, manutenção, colheitas, observação e registo etc. Em cada deslocação foram formados grupos de 4, 5 ou 6 alunos, de modo a que seja fácil a combinação e articulação de tarefas tendo em conta o espaço disponível (canteiro). cada canteiro tem a sua "história" que se desenvolve ao longo do ano e fo registada no "caderno de campo (pequeno bloco do tamanho de uma mão que pode facilmente ser usado por um aluno para registar) Dos alunos que se deslocaram em cada grupo, um tem a missão de registar sempre as tarefas desenvolvidas nesse dia / atividade.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Por decisão do primeiro Conselho Eco escolas, foram plantadas na escola na zona imediatamente anexa à horta 16 árvores de fruto: macieiras, cerejeira, pereiras, pessegueiros, nectarinas, nespereiras, marmeleiro, ameixeiras, videiras, e figueiras, dentro de alguns canteiros da horta foram plantadas outras plantas aromáticas (tomilho, oregão, salvia, lucia lima, hortelã, funcho) e alguns arbustos de pequenos frutos: phisalys, framboesa, morangos e mirtilos.
Cada turma tem uma árvore da qual é responsável. cada canteiro tem pelo menos uma planta aromática e/ou de pequenos frutos. Todas plantações foram registadas e estão a ser monitorizado o seu crescimento e desenvolvimento. Algumas plantações tiveram a colaboração dos encarregados de educação.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Este ano foi feita a expansão da horta para uma segunda zona, nunca antes utilizada, onde secomeçou do zero, com a colaboração da Associação de pais. Estas duas parcelas, em áreas distintas servem também de comparação de procedimentos e resultados. esta nova zona tem uma área idêntica à zona já anteriormente utilizada.
15.1. Link para a página da horta: