Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Olaia (Torres Novas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

E. Cidadania, Estudo do Meio, Matemática...

3.3. N.º de alunos envolvidos:

85

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias oferecem sementes e plantas e participam sempre que são solicitadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

5 Os alunos têm tido uma participação bastante ativa no que diz respeito às plantações, regas, remoção de ervas daninhas, colheitas...Os produtos são oferecidos aos alunos e também são utilizados na cantina da escola, uma vez que esta faz a confeção das refeições. Muitos dos alunos já criaram as suas próprias hortas biológicas e incentivam os pais à sua prática. Algumas das nossas atividades são publicadas através dos meios de comunicação do Agrupamento.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita diariamente pelos alunos de todas as turmas e pelas professoras.
Os trabalhos na horta ( fertilização, sementeiras, sachas, mondas…) são feitos pelas turmas em dias e horas combinadas entre as professoras, mas os alunos mais velhos gostam de ir à horta nos intervalos e à hora do almoço para fazer a sua manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita inicialmente pelos funcionários da Junta de Freguesia .A limpeza e mobilização são feitas pelos alunos e professoras. O solo é fertilizado com composto orgânico resultante da compostagem e algum estrume oferecido pelos encarregados de educação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita no compostor da escola com folhas das árvores e ervas daninhas, restos de hortaliças, cascas de batata e cascas de fruta da cantina e que alguns professores e assistentes operacionais trazem de suas casas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, cenouras, cebolas, pepinos, pimentos, feijão-verde, tomates, rabanetes, nabiças, courgettes, morangueiros, hortelã, salsa, coentros, abóboras, cravos- túnicos…

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta vão para a cantina da escola para serem confecionados nas refeições dos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita com a utilização da água da rede. Este ano foi instalada rega automática que é feita de manhã e no final da tarde. No entanto, também fazemos a recolha de água da chuva para um depósito com capacidade de 1000 l , tendo sido utilizada para regar algumas árvores da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita diariamente pelos alunos e professoras.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Este ano, as formigas, lagartas e pássaros decidiram invadir a nossa horta. Quanto às formigas, fizémos uma calda de laranjas com bolor e água e espalhámos em toda a área, tendo produzido bastante efeito.As lagartas eram retiradas manualmente e os pássaros fizemos espanta pardais.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: