Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro (Guarda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Perto de 50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Português e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

132

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam na seleção de sementes e plantas e na compra dos produtos produzidos na horta.
Participam quinzenalmente ou mensalmente, depende dos meses.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos empenham-se nas tarefas da horta e gostam de comer os alimentos produzidos no refeitório da escola.
Gostam muito de realizar as feirinhas onde são vendidos os excedentes dos produtos aos familiares, professores e auxiliares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem 4 alunos responsáveis pela fiscalização da horta. As tarefas de manutenção são feitas de forma rotativa, de forma a todos os alunos participarem nas tarefas da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em dezembro a terra da horta é lavrada e endireitada.
À medida que vamos tendo composto vamo-lo colocando na horta. A escola este ano adquiriu 7 ovelhas e o estrume produzido por elas também é colocado na horta para fertilizar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com folhas e cascas que provêm da confeção das refeições para o refeitório e das cascas de fruta consumidas aos lanches para os alunos. são também colocadas ervas secas e pedaços de cartão.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano plantámos ou semeámos na horta: favas, ervilhas, cenouras, nabos, salsa, espinafres, couves galegas, repolhos, alho-francês, beterraba roxa, cebolas, alhos, curgetes, pimenteiros, tomateiros, morangueiros e abóboras e girassóis. Em consociações semeámos milho e feijão de estaca.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Entre 40kg a 60kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Foram consumidos no refeitório da escola e vendidos em feirinhas realizadas na escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Não conseguimos instalar o sistema de rega gota a gota por motivos económicos.
A rega foi feita com a água recolhida da chuva em bidões e com rega por expressão.
As plantas eram regadas mais no final da tarde para a terra se manter fresca mais tempo.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os alunos responsáveis pela manutenção da horta verificam semanalmente se as plantas estão com pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

7 ovelhas, 4 galinhas e um porco.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola
Sempre que há produtos que não são consumidos no refeitório são realizadas feiras escolares. Este ano realizámos seis feiras escolares.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
Sempre que há conteúdos de uma determinada área que estão relacionadas com a horta, os professores levam os alunos à horta. Houve turmas que tiveram 4 aulas na horta e houve outras turmas que tiveram mais.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos no refeitório
Sempre que há legumes na horta são utilizados na confeção das refeições dos alunos(sopas, jardineira, saladas).

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é muito importante para a parte pedagógica, pois sensibiliza os alunos para a importância de uma agricultura sustentável e biológica. Por outro lado, incentiva os alunos a terem contacto com a terra e com os produtos agrícolas. verificamos que os alunos comem com mais vontade os legumes que são produzidos na nossa horta.

15.1. Link para a página da horta: