Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro (Guarda)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Participam quinzenalmente ou mensalmente, depende dos meses.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Gostam muito de realizar as feirinhas onde são vendidos os excedentes dos produtos aos familiares, professores e auxiliares.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
À medida que vamos tendo composto vamo-lo colocando na horta. A escola este ano adquiriu 7 ovelhas e o estrume produzido por elas também é colocado na horta para fertilizar.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega foi feita com a água recolhida da chuva em bidões e com rega por expressão.
As plantas eram regadas mais no final da tarde para a terra se manter fresca mais tempo.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Sempre que há produtos que não são consumidos no refeitório são realizadas feiras escolares. Este ano realizámos seis feiras escolares.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Sempre que há conteúdos de uma determinada área que estão relacionadas com a horta, os professores levam os alunos à horta. Houve turmas que tiveram 4 aulas na horta e houve outras turmas que tiveram mais.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Sempre que há legumes na horta são utilizados na confeção das refeições dos alunos(sopas, jardineira, saladas).
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: