Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica Quinta de Marrocos (Lisboa)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Através da Associação de Pais está prevista a construção de uma área paisagista com rega automática.
As famílias estão envolvidas anualmente no fornecimento das sementes e materiais.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita anualmente, com mobilização do solo para o plantio, com a limpeza das ervas daninhas.
A fertilização é feita com os produtos da compostagem.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Não são colocadas na compostagem restos de alimentos nem cascas de fruta para não atrair animais.
Uma das salas tem um pequeno aquário de peixes de água fria e quando a agua do aquário é mudada parte dela é aproveitada para regar a horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
As árvores de fruto ainda estão no 1º e 2º ano de crescimento e por isso ainda não produziram fruta.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Estão a ser feitos esforços para adquirir depósitos grandes de água para coletar a água da chuva e aproveitar na regar da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
O ano letivo passado, na altura da primavera/ verão, foi possível colher couve portuguesa e cebolinho para o refeitório da escola. Posteriormente esses produtos foram consumidos no refeitório pela comunidade escolar.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Dia da eco escolas:
bolachas
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: