Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica Quinta de Marrocos (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

48 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais 2º Ciclo, Ciências Naturais 3º ciclo e Português 3º Ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias estão envolvidas no fornecimento de sementes para o plantio e posteriormente na aquisição de parte da produção como meio de financiar materiais para manter a Horta.
Através da Associação de Pais está prevista a construção de uma área paisagista com rega automática.
As famílias estão envolvidas anualmente no fornecimento das sementes e materiais.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos que participaram na Horta tiveram oportunidade de experimentar os alimentos por eles plantados e o refeitório da escola recebeu produtos para servir a comunidade escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são essencialmente o plantio, a rega e a manutenção. A repartição das tarefas é feita de forma igual para todos os participantes.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza das ervas daninhas é feita com a ajuda dos jardineiros da Junta de freguesia que periodicamente vêm tratar dos espaços verdes da Escola. Semanalmente é feita a limpeza das ervas daninhas com a ajuda dos professores e alunos envolvidos no projeto.
A preparação do solo é feita anualmente, com mobilização do solo para o plantio, com a limpeza das ervas daninhas.
A fertilização é feita com os produtos da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola tem 2 compostores onde se colocam as ervas daninhas da Horta e as folhas caducas das árvores da escola.
Não são colocadas na compostagem restos de alimentos nem cascas de fruta para não atrair animais.
Uma das salas tem um pequeno aquário de peixes de água fria e quando a agua do aquário é mudada parte dela é aproveitada para regar a horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos plantadas 3 macieiras e uma pereira. Temos também chuchu, cana de açúcar, boldo e cebolinho. Estão a ser preparadas para plantio a couve portuguesa, erva cidreira, feijão verde, tomate, brócolos, pimento, alface, quiabo, espinafre, cenoura, girassol, flores comestíveis ( amores perfeitos), lentilhas, feijão mung, ervilha, abóbora manteiga e amarela, cebolas, rúcula e curgete.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Este ano não foi possível produzir produtos para o refeitório porque a horta foi inadvertidamente cortada.
As árvores de fruto ainda estão no 1º e 2º ano de crescimento e por isso ainda não produziram fruta.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maioria dos produtos produzidos na horta terão como destino o refeitório da escola e, se houver excesso, a Igreja de Benfica, que tem o Apoio da santa Casa da Misericórdia e apoia famílias carenciadas da região.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Vai ser montado um sistema de rega automática, mas atualmente a rega é feita com uma mangueira ligada à rede municipal.
Estão a ser feitos esforços para adquirir depósitos grandes de água para coletar a água da chuva e aproveitar na regar da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita observando as plantas quando estão a ser regadas, pelo que é feita semanalmente. Algumas árvores apanharam pulgões, mas com pesticidas caseiros à base de água, detergente da loiça e alho, as pragas foram controladas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve o pulgão nas macieiras mas foi combatido com m pesticida caseiro à base de água, detergente da loiça e alho.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Peixes pequenos de água fria ( espécie cometa).

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e pratos.
O ano letivo passado, na altura da primavera/ verão, foi possível colher couve portuguesa e cebolinho para o refeitório da escola. Posteriormente esses produtos foram consumidos no refeitório pela comunidade escolar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feira da Escolas
Dia da eco escolas:
bolachas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: