Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Centro Escolar de Santo André (Vila Nova de Poiares)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Apresentam sugestões e transmitem conhecimentos da forma de cultivo e manutenção da horta.
Pontualmente visitam a horta para ver a evolução das culturas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Reconhecer a horta biológica como uma forma autónoma de obter alimentos saudáveis, livres de pesticidas e fertilizantes químicos.
As crianças poderem degustar os os produtos da nossa horta Bio em saladas e sopas na cantina.
Realização de aprendizagens por parte dos alunos e mesmo das famílias relativamente ao processo de cultivo das várias espécies.
Compreender que todos podemos contribuir para a redução do impacto ambiental, promovendo práticas sustentáveis de cultivo e da preservação da biodiversidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
* batatas - 2kg;
* ervilhas - 500g;
* favas- 1kg;
* cenouras - 1 Kg;
* alfaces -1,5Kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As crianças de todas as turmas foram envolvidas, tomando consciência da sua ação como uma forma de reaproveitar e valorizar estes resíduos biodegradáveis, em detrimento destes terem como fim o aterro.
Verificaram, ao longo do tempo, que estes se transformam num composto muito útil para fertilização dos solos e consequente crescimento das plantas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
As diferentes atividades de preparação da terra, de sementeira, plantação, rega, cuidados com a contenção de pragas, entre outras, permitiram estimular nas crianças a curiosidade, levando-os a observar, explorar (ver, tocar, sentir, cheirar) e a interrogar-se.
As aprendizagens foram efetivas, com a partilha de conhecimentos e de experiencias, alargando-se sempre que possível às famílias e restante comunidade, sempre bons parceiros em sugestões e dádivas (calendário das sementeiras, sementes, plantas, utensílios).
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Através da nossa horta bio a escola procura promover o consumo de produtos hortícolas e capacitar os alunos para fazerem boas escolhas, ao mesmo tempo que incentiva a produção de alimentos saudáveis.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: