Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Patronato de Nossa Senhora das Dores (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde sempre

2. Área aproximada da horta (m²):

Mais de 200 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Atividades de Tempos Livres

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Rentabilidade económica.
Produtos com qualidade.
Aquisição de conhecimentos e até afinidade com os alimentos da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Funcionária dedicada à Horta. Para gestão e manutenção dos espaços e plantações.
Articula com equipa técnica os momentos de plantação e manutenção para participação das crianças.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza essencialmente manual. Dependendo das condições, recurso a alfaias agrícolas (trator, motocultivadora...)

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Produtos orgânicos da cozinha.
Madeira. Palha. Produtos da limpeza do quintal.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantação de árvores/ cebolo/ alfaces

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Este ano, à data, devido às condições climatéricas e especificas do terreno, há um atraso nas colheitas.
Mas já se recolheram cerca de 200 kg de produtos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio (cantina).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Recurso a furo próprio.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Manutenção com recurso a técnicas equilibradas e não tóxicas. Plantas/ espantalhos/ cinza

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Recurso ao Quintal/ Horta como espaço de lazer. Permitindo a adesão às atividades da horta.
Permite aquisição de conhecimentos e aprendizagens de forma livre e voluntária. Por exploração.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/share/p/yUMnAnpRFgi7c5af/