saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há quatro anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
21,7m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, Expressões, Matemática, Português, Cidadania e Desenvolvimento, Oferta Complementar e Conhecimento do Mundo (Pré Escolar).
3.3. N.º de alunos envolvidos:
53
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Na escola, o nosso objetivo é dar liberdade aos alunos de juntamente com professores e funcionários realizarem o trabalho necessário para a boa manutenção de uma Horta Bio, trazendo o conhecimento das hortas familiares que na grande maioria os alunos têm. Acresce, no entanto, informar que sempre que é solicitado as famílias contribuem com plantas /sementes/materiais de forma a enriquecer e melhorar o espaço da nossa horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Partilha de saberes tradicionais passados de geração em geração. Conhecimento sobre o modo de produção biológico de alguns legumes/vegetais e aplicação desse mesmo conhecimento.
Conhecer atividades diversificadas relacionadas com a produção de alimentos e a manutenção da horta, como cavar, sachar, fertilizar o solo, plantar, regar.
Aprender atividades relacionadas com a agricultura tradicional.
Sensibilizar para os benefícios do consumo de produtos frescos, biológicos, da época e locais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
À semelhança dos anos anteriores, os alunos são organizados em grupos e supervisionados pelos professores quando as atividades são realizadas durante as aulas ou pelos funcionários responsáveis.
As sementeiras / plantações foram realizadas pelos alunos em pequenos grupos, com a ajuda dos adultos responsáveis. A manutenção da horta e a rega é feita com a vigilância e acompanhamento de adultos e rotativa pelos grupos de alunos dos diferentes anos de escolaridade.
7. Como é feita a preparação do solo?
A reabilitação da nossa horta foi feita com a limpeza dos restos das plantações do ano letivo anterior. Os alunos retiraram as ervas/vegetais que se acumularam durante o verão e a terra foi revolvida para dar lugar a novas sementeiras e plantações. A preparação do solo foi feita manualmente e de forma tradicional, ou seja, com enxadas e posteriormente uniformizado com ancinhos. Depois foi preparado uniformemente com um ancinho para a terra ficar plana. Seguidamente, foi fertilizado com compostagem bio, à base de restos de frutas, de plantas, de folhas e ramos
A cada colheita, o terreno repousa e posteriormente o solo é revolvido para mais tarde voltar a semear ou plantar e fertilizar (com recurso a casca de ovo) novas espécies vegetais. Este processo é levado a cabo pelos alunos do 4.º ano com a ajuda de uma funcionária e da professora titular de turma.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com os caroços e cascas da fruta consumida pelos alaunos, docentes e assistentes operacionais nos lanches e sobremesa, bem como pelos materiais orgânicos oriundos das limpezas da horta e do jardim da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas, batata, milho, couve, nabiça, alface, cebola, salsa, hortelã, coentros hortelã-pimenta, hipericão, physalis, morangos.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
1kg de favas, 800g de nabiças, 2kg de batatas, 500 g de salsa, até ao momento.
Estamos a aguardar o crescimento de outros legumes / frutas.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Consumo na escola em saladas, feirinhas e oferta à Comunidade educativa.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega da nossa horta é feita pelos alunos e supervisionada pelos assistentes operacionais envolvidos no projeto. Quando há água recolhida utilizamos a água da chuva, em períodos mais secos a rega é feita com a água da torneira.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, aquando da rega diária, pela assistente operacional que colabora com o projeto.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As favas foram atacadas pelo piolho e o combate está a ser feito com recurso a chá de urtiga.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A atividade "Feira na Escola" foi realizada no Outono, tendo toda a Comunidade Escolar estado envolvida, os alunos trouxeram de casa alguns bens alimentares para a feira bem como sementes para iniciar as sementeiras e plantações para a nossa Horta Bio.
Esta atividade serviu para por um lado, na primeira feira alertar para o consumo de alimentos biológicos /alimentação saudável, por outro lado escoar os produtos produzidos.
Atividade 2:
Descrição:
A atividade "Aulas na Horta" foi desenvolvida no mínimo duas vezes por cada turma C0, C12 e C34, em diferentes fases do processo de produção de forma a sensibilizar os alunos para a importância da criação e manutenção das Hortas Bio nas escolas, do trabalho colaborativo e sustentabilidade, bem como para verificar/consolidar os conteúdos lecionados nas aulas de Estudo do Meio / Conhecimento do Mundo, em contexto / realidade.
Atividade 3:
Descrição:
Atividade Bio Valor, sobre Compostagem em parceria com o Município de Fafe. Os alunos aprenderam dicas importantes sobre a recolha de biorresíduos e a forma de fazer uma correta compostagem para fertilizar a nossa Horta Bio.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta na escola é sempre um espaço de interesse, partilha e aprendizagem para os alunos. O facto de a nossa escola estar inserida numa zona rural otimiza esta partilha uma vez que os alunos trazem conhecimentos que aplicam na nossa horta e levam dicas que poderão partilhar com a família nas suas hortas de casa. O cultivo de uma horta cria situações de aprendizagem reais e diversificadas, permitindo ampliar a inserção e as discussões dos conteúdos abordados em sala de aula. Ou seja, ao semear e plantar frutas, legumes e ervas aromáticas, as crianças também poderão colher conhecimentos que os acompanharão toda a vida.
15.1. Link para a página da horta: