Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis (Coimbra)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Como o mês de fevereiro foi muito chuvoso e o terreno estava encharcado, apenas se pode iniciar a reconstrução dos canteiros no final fevereiro. O trabalho de preparação do terreno, delimitação dos canteiros foi feito por alunos do 7º e do 9º ano.
Devido às fortes chuvadas foi já em março que com a ajuda dos professores, os alunos do 7º, do 9ºano e do Centro de Apoio à aprendizagem plantaram várias espécies: salsa, 3 tipos de alface, tomateiros, beterraba vermelha, morangueiros, curgetes, pimentos, abóbora, diversas espécies de couves, rúcula, melancia, cebola e alho francês.
No dia Mundial da Árvore, plantou-se mais uma ameixieira.
Durante o segundo e terceiro períodos, os alunos do 3º ciclo e professores foram fazendo a manutenção da horta: limpeza de ervas daninhas, rega e colheita.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os diversos trabalhos na horta permitiram o convívio ao ar livre durante a preparação do terreno, durante a manutenção, bem como a rega da horta e a colheita de produtos.
A horta permitiu aos alunos desenvolver competências ao nível da educação ambiental, das relações interpessoais e da motricidade.
Os alunos puderam observar e acompanhar o desenvolvimento das várias espécies de plantas e o seu crescimento.
Alguns alunos adquiriram algumas competências na área da agricultura e da proteção do ambiente.
Recebemos um feedback muito positivo por parte da comunidade escolar para a qualidade e sabor dos produtos provenientes da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Neste trabalho participaram alguns alunos do ensino básico, durante os tempos livres na escola e alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem e professores.
A fertilização foi feita com o adubo natural, proveniente da compostagem.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
As restantes culturas ainda estão estão um pouco atrasadas devido ao clima muito chuvosa , durante o inverno e a primavera.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Curiosamente, não se tem observado a existência de pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A elaboração e enfeite da Bela Cruz foi realizada com flores dos espaços verdes da escola, pelos aluno do Centro de Apoio à Aprendizagem.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Foi feita uma feira pelos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem, com a venda de objetos elaborados com materiais reciclados, compotas feitas pelos alunos e pacotinhos de sal aromatizado com ervas aromáticas, bem como de alguns produtos da horta.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: