Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

80 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Fisico-Química e Centro de Apoio à Aprendizagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Em janeiro começou a limpar-se o terreno destinado à horta.
Como o mês de fevereiro foi muito chuvoso e o terreno estava encharcado, apenas se pode iniciar a reconstrução dos canteiros no final fevereiro. O trabalho de preparação do terreno, delimitação dos canteiros foi feito por alunos do 7º e do 9º ano.
Devido às fortes chuvadas foi já em março que com a ajuda dos professores, os alunos do 7º, do 9ºano e do Centro de Apoio à aprendizagem plantaram várias espécies: salsa, 3 tipos de alface, tomateiros, beterraba vermelha, morangueiros, curgetes, pimentos, abóbora, diversas espécies de couves, rúcula, melancia, cebola e alho francês.
No dia Mundial da Árvore, plantou-se mais uma ameixieira.
Durante o segundo e terceiro períodos, os alunos do 3º ciclo e professores foram fazendo a manutenção da horta: limpeza de ervas daninhas, rega e colheita.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O trabalho na horta foi feito por alunos de turmas do ensino básico e por alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem que manifestaram interesse em desenvolvê-lo.
Os diversos trabalhos na horta permitiram o convívio ao ar livre durante a preparação do terreno, durante a manutenção, bem como a rega da horta e a colheita de produtos.
A horta permitiu aos alunos desenvolver competências ao nível da educação ambiental, das relações interpessoais e da motricidade.
Os alunos puderam observar e acompanhar o desenvolvimento das várias espécies de plantas e o seu crescimento.
Alguns alunos adquiriram algumas competências na área da agricultura e da proteção do ambiente.
Recebemos um feedback muito positivo por parte da comunidade escolar para a qualidade e sabor dos produtos provenientes da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta foi feita cerca de três vezes por semana e de acordo com a disponibilidade dos professores e dos alunos intervenientes.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita à mão, utilizando enxadas e ancinhos.
Neste trabalho participaram alguns alunos do ensino básico, durante os tempos livres na escola e alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem e professores.
A fertilização foi feita com o adubo natural, proveniente da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com material vegetal retirado do espaço envolvente e a partir de restos vegetais provenientes da cantina e do bar de professores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Beterrabas vermelhas, cebola, alho francês, couve portuguesa, couve roxa, repolho, salsa, rúcula, alface roxa, alface frisada, alface lisa, morangueiros, curgetes, abóbora, tomate, pimentos verdes e vermelhos, uma ameixieira, um pessegueiro e macieira, abóbora, melancia.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento foram colhidas cerca de 50 alfaces, 25 beterrabas vermelhas, 10 cenouras e folhas de couve.
As restantes culturas ainda estão estão um pouco atrasadas devido ao clima muito chuvosa , durante o inverno e a primavera.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo no bar dos professores e na cozinha da unidade do Centro de Aprendizagem.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é armazenada em bidões, colocados junto da horta e a rega é efetuada com regadores, por equipas de professores e alunos disponíveis para tal, normalmente, ao final do dia, sempre que necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita através da observação direta.
Curiosamente, não se tem observado a existência de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A preparação do terreno efetuada por uma turma do 9º C e e a limpeza regular das ervas daninhas da horta realizada por alunos de duas turmas do 8º A e 8º C.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A atividade da Bela Cruz é realizada na primavera e é uma atividade muito antiga, de benção das hortas, para a obtenção de melhores colheitas. A atividade foi feita pelo Grupo Etnográfico da freguesia de Eiras, à qual pertence a escola e pelos alunos do Centro de Apoio à aprendizagem:
A elaboração e enfeite da Bela Cruz foi realizada com flores dos espaços verdes da escola, pelos aluno do Centro de Apoio à Aprendizagem.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Elaboração de um espantalho pelos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem para participação no concurso "Espantalho na horta".
Foi feita uma feira pelos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem, com a venda de objetos elaborados com materiais reciclados, compotas feitas pelos alunos e pacotinhos de sal aromatizado com ervas aromáticas, bem como de alguns produtos da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: