Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB de Fareja (Fafe)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- conhecer e praticar a agricultura biológica;
- contactar diretamente e valorizar os produtos hortícolas (através do consumo dos produtos da horta);
- acompanhar as fases de crescimento das diferentes culturas;
- aumentar a literacia associada à biodiversidade; (pesquisas dos nomes dos legumes, ervas aromáticas, árvores de fruto,...)
- fomentar uma alimentação saudável e sustentável;
- rentabilizar o espaço exterior
- promover nos alunos comportamentos de preservação dos espaços exteriores (são os próprios a evitar pisar a horta para não a deteriorarem)
- articulação entre a escola e a comunidade (partilha de técnicas, ideias, sementes e plantas)
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
São os alunos que regam, tiram as ervas e vigiam o crescimento das plantas com a supervisão dos professores e assistentes operacionais. Há a avó de uma aluna que, quinzenalmente, vem à escola aconselhar processos de melhoria e dar alguns ensinamentos.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas e tronchudas.
Tomate cherry e pimentos.
Alface frisada e alface roxa.
Beterraba e batata.
Chuchu e pepino.
Feijão e couve.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Nabiça-couve - 3kg
Limões - 12 kg
Ervilhas de quebrar - 3 kg
Favas - 3 kg
Alface - 5 kg
Alhos alguns molhos
Hortelã alguns molhos
Alecrim alguns molhos
Salsa alguns molhos
Cidreira alguns molhos
Alguns morangos que foram distribuídos pelos alunos
Ainda temos mais espécies de legumes em crescimento para posterior colheita.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Como na escola não há confeção de alimentos, os outros produtos, são vendidos nas feiras de outono e de primavera a toda a comunidade educativa.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando não há água recolhida da chuva é utilizada a água da companhia.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Para evitar o ataque de pássaros, nomeadamente dos pardais, foram colocados na horta dois espantalhos o "Farejo" e o "Farejão".
Este ano letivo ainda é pretendido, pintar uma parte do tronco das árvores de fruto com cal, de forma a evitar a subida de pragas rastejantes.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nestas feiras, abertas à comunidade, estiveram envolvidos: os Encarregados de educação através das suas doações e compras, os representantes da junta de freguesia ao nível da logística e também nas compras; os alunos, professores e assistentes operacionais na montagem e organização da feira e os membros da direção que nos brindaram com a sua presença.
Os alunos vivem estas atividades com muito entusiasmo e gostam de fazer o papel de vendedores, e de pequenos produtores de alguns legumes e frutos biológicos que colhem na nossa horta. Trabalham-se competências esseciais de uma forma lúdica.
Toda a comunidade aprecia estas iniciativas e esforça-se por colaborar e estar presente.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos colhem alguns pés de alface para fazer uma salada que foi complementar a refeição do dia.Até ao momento, já se confecionaram duas saladas, mas no mês de junho, tal como consta do plano de acompanhamento, pretende-se confecionar uma salada por semana.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Através da horta, os alunos também desenvolvem o conhecimento de espécies e necessidades de cada uma das plantas existentes na horta e no jardim da escola, bem como uma melhor compreensão do que são espécies invasoras e pragas. As pesquisas efetuadas neste âmbito têm contribuido para uma maior literacia digital dos alunos.
As várias atividades realizadas em prol da horta revestem-se de significado para os alunos que, de uma forma palpável, melhor compreendem e valorizam o meio rural em que estão inseridos e o conhecimento de algumas pessoas que os rodeiam.
Não menos importante é o facto dos alunos também aprenderem a respeitar a natureza e a conhecer quais as espécies de plantas que mais se adaptam ao nosso clima e à época do ano.
De destacar, o visível acréscimo no consumo de legumes e frutas pelos alunos quer nas refeições, quer nos lanches, por associação ao facto de estarem a consumir o que produziram.
15.1. Link para a página da horta: