Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB1 S. Miguel-o-Anjo (Vila Nova de Famalicão)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As docentes delinearam os canteiros e com a prescindível ajuda da assistente operacional D. Sandra, da Associação de Pais e de familiares dos alunos construíram os canteiros colocando divisórias em madeira. Os alunos de cada turma, plantou diversas hortícolas, legumes, frutos e ervas aromáticas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Iniciamos no dia 8 de abril de 2024 a construção do nosso compostor.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantamos dois loureiros, chá erva príncipe, salsa, hortelã, melancia, physalis, morangueiros.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Contudo, se houver uma boa produção, todos os produtos serão vendidos na última semana de aulas ou distribuído pelos alunos com carência econômica.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Cada turma rega pé a pé de modo a poupar água e também para diminuir o crescimento de ervas daninhas. É utilizado um regador.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
No caso da existência de caracóis ou lesmas, será colocado cascas de ovo trituradas perto da planta, de modo a manter esses animais longe.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A turma do 3.º ano a envolver-se ativamente na plantação de espinafres.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Trocar o futebol, calçar as galochas e ir para a horta retirar ervas daninhas.
Os alunos do 3.º ano estão muito empenhados em manter a horta limpa, sem ervas daninhas. Adoram mexer na terra.
A visita à horta é livre, contudo sempre supervisionada por um adulto.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Toda a escola, alunos, docentes, assistentes operaciais e pais estão envolvidos na manutenção da horta e muito orgulhosos do que construimos num mês.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: