Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1 S. Miguel-o-Anjo (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A escola foi remodelada e ficamos sem horta. Por esse motivo, iremos iniciar a construção da nossa horta.

2. Área aproximada da horta (m²):

12

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania, Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os funcionários da Junta de Freguesia de Calendário ajudaram a limpar a horta das ervas daninhas e a lavrar a terra.
As docentes delinearam os canteiros e com a prescindível ajuda da assistente operacional D. Sandra, da Associação de Pais e de familiares dos alunos construíram os canteiros colocando divisórias em madeira. Os alunos de cada turma, plantou diversas hortícolas, legumes, frutos e ervas aromáticas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade escolar (associação de pais, alunos, assistente operacional D. Sandra e as docentes) envolvida neste projeto está empenhada em manter os seus cultivos limpos de ervas daninhas, regam com frequência e os alunos estão atentos no cumprimentos das regras estabelecidas. A visita à horta por parte dos alunos é livre, mas sempre acompanhado por um adulto.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma é responsável por três canteiros. Terão de retirar as ervas daninhas, controlar se há insetos ou roedores, caracóis/lesmas a estragar a horta. No caso da presença de caracóis/lesmas, distribuir cascas de ovo trituradas perto da planta. Cada turma terá que ter a atenção de regar as suas plantas.(Contudo, se houver uma turma que não teve esse cuidado, as restantes turmas, de livre vontade, rega os outros canteiros).

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza, mobilização e fertilização do solo foi realizado pelos funcionários da Junta de Freguesia, uma vez que a horta era inexistente, numa escola que estava em obras.
Iniciamos no dia 8 de abril de 2024 a construção do nosso compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Iniciamos no dia 8 de abril de 2024 a construção do nosso compostor. Foi oferecido à escola um compostor de plástico. Ajeitamos o terreno e colocamos o compostor sobre um solo plano.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Semeamos abóboras. Plantamos alface, cebolo, pimento, tomate, espinafres, beterraba, couve portuguesa, couve coração e cenoura.
Plantamos dois loureiros, chá erva príncipe, salsa, hortelã, melancia, physalis, morangueiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Plantamos e semeamos no dia 23 de abril. Não teremos esse valor neste momento.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos serão utilizados na cantina escolar para fazer sopa ou salada.
Contudo, se houver uma boa produção, todos os produtos serão vendidos na última semana de aulas ou distribuído pelos alunos com carência econômica.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Colocamos garrafões de água de 6l na horta, recortado o topo, virando ao contrário, como se fosse um funil. Desse modo recolhemos a água da chuva.
Cada turma rega pé a pé de modo a poupar água e também para diminuir o crescimento de ervas daninhas. É utilizado um regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente na visita à horta será observado se irá ser necessário alguma intervenção.
No caso da existência de caracóis ou lesmas, será colocado cascas de ovo trituradas perto da planta, de modo a manter esses animais longe.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A aula na horta tem sido muito apelativa e de grande envolvência por parte dos alunos. Este tipo de atividade apenas tem sido concretizada neste 3.º período, uma vez que regressamos só agora à nossa escola após um longo período de obras de requalificação.
A turma do 3.º ano a envolver-se ativamente na plantação de espinafres.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Intervalos divertidos.
Trocar o futebol, calçar as galochas e ir para a horta retirar ervas daninhas.
Os alunos do 3.º ano estão muito empenhados em manter a horta limpa, sem ervas daninhas. Adoram mexer na terra.
A visita à horta é livre, contudo sempre supervisionada por um adulto.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Reciclagem das raquetes de badminton que estavam estragadas, demos uma nova vida e colocamos a decorar a nossa horta.
Toda a escola, alunos, docentes, assistentes operaciais e pais estão envolvidos na manutenção da horta e muito orgulhosos do que construimos num mês.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Toda a comunidade escolar, alunos, docentes, assistentes operacionais, pais e outros familiares envolvidos na construção e manutenção da horta, estão muito orgulhosos do que construímos num mês. O regresso à nossa escola há muito ansiado, fez com que todos se envolvessem com alma e coração neste projeto. Não é um projeto escola, mas um projeto comunidade escolar.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100063714844876