Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro de 2020.

2. Área aproximada da horta (m²):

19,3

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais/Físico.Química/Biologia/1.ºCiclo/Clube Hands On Eco Escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

65

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos demonstram grande vontade em usufruir de momentos de contacto direto com a Natureza, e nada melhor do que colocar as mãos na terra!

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Infelizmente, devido ao horário se manter muito limitado (50 minutos semanais) este ano foi ainda mais difícil a manutenção da horta escolar. Ainda assim, contamos sempre com a pronta colaboração dos alunos do Clube Hands On EcoEscolas e o Clube Tecnologia e Inovação que nos ajudaram com a instalação da rega automática. Também tivemos a colaboração dos alunos do 1.º Ciclo, dos auxiliares e professores que continuam a ajudar. Este ano, contamos também com a colaboração do Presidente da Junta de Fornelos que nos auxiliou, quer na preparação do solo, quer na plantação de 2 árvores de fruto.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi realizada com o auxílio do Presidente da Junta de Fornelos. Cedeu terra e fertilizante biológico (proveniente dos animais de criação); juntamente com os alunos retirou as ervas daninhas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomateiros, alface, ervilha, cebola, nespereira, figueira, limoeiros, pimenteiros, couve e salsa

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

aproximadamente 5 quilogramas

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cozinha e consumo direto dos alunos (fruta).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Agora, com a instalação do sistema de rega, esta é realizada duas vezes, por dia, de manhã e ao final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. Retirados manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

"Vamos à horta!" - Os alunos que frequentam o Colégio nos dias de férias e de interrupção leiva serão convidados a participar nas atividades de monda e colheita na horta (envolvendo os alunos do pré-escolar, do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos). Aproximadamente, 40 pessoas envolvidas.
Não temos ainda fotografias pois está planeada para dia 18 de junho

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação de árvores de fruto no dia mundial da árvore e de vasos pelos alunos do pré-escolar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.instagram.com/reel/C4yghpBiQSQ/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==