Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Secundária de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 120 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oficina de agricultura e Saúde.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

26

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na oferta de sementes e plantas aromáticas, nos meses de janeiro e março.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é um espaço pedagógico, com especial importância para os alunos da educação inclusiva e para os alunos do curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde.
No cultivo das plantas utiliza-se composto produzido pelos alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano letivo, a horta foi utilizada, preferencialmente, pelos alunos da educação inclusiva na oficina de agricultura.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização é feita com o composto produzido e tremocilho. A limpeza e a mobilização é efetuada pelos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos orgânicos provenientes da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas aromáticas (cebolinho, hortelãs, cidreira, alecrim, louro), morangueiros, couve galega, brócolos, tomates, couve flor e batata.
Este ano plantou-se mandioca e semeou-se papaia e mamão, no âmbito do Projeto de Interculturalidade.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A produção este ano foi muito reduzida (10Kg couve galega e 2 kg de morangos). As condições climatéricas não ajudaram e muitas sementes não germinaram na estufa.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Normalmente os produtos são utilizados na cantina, para oferta e venda nas feiras solidárias (Liga Portuguesa Contra o Cancro) e para os professores.
As verbas foram utilizadas para a Liga e compra de sementes e ferramentas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Neste ano letivo foi suficiente a água das chuvas recolhida e com a chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, durante as tarefas com os alunos e quando as condições climatéricas o permitem.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A Feira Solidária ocorreu no mês de outubro, envolveu 40 alunos e 6 professores. Os alunos e professores também ofereceram hortícolas para venda e estiveram no posto de venda.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Durante o ano letivo decorreram aulas na horta, pelo menos uma vez por semana na sala, sempre que as condições climatéricas o permitiram. Nos dias de chuva, os alunos da educação inclusiva tinham aulas na sala.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

É de salientar que a aposta das aulas para os alunos da educação inclusiva foi fulcral para o interesse dos alunos e para a aprendizagem ao nível da germinação e plantação de algumas espécies vegetais.

15.1. Link para a página da horta: