Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego (Lamego)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de 7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

66

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ensino Especial e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Obtenção de produtos hortícolas quando ocorrem as colheitas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta pedagógica possibilita o contacto com a natureza, principalmente dos alunos que usufruem de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão e que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem. Além disso, como a horta está localizada junto a um dos acessos ao ginásio, todos os alunos se vão apercebendo das modificações que vão ocorrendo na horta ao longo do ano letivo. A horta é também um local privilegiado de observação científica, dado tratar-se de um pequeno ecossistema estudado nas aulas de ciências naturais, principalmente do 2º ciclo e de 8º ano, onde podem facilmente observar diferentes espécies animais e vegetais, as relações bióticas aí existentes, o ciclo de vida das plantas, a ação dos polinizadores, entre outros aspetos.
Os restantes elementos da comunidade educativa, nomeadamente professores, encarregados de educação e auxiliares, ajudam monetariamente na aquisição dos produtos hortícolas, o que possibilita ter um fundo para a compra de novas plantas para as etapas seguintes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a realização das tarefas é realizada pelos alunos que frequentam o centro de apoio à aprendizagem e que apresentam menos limitações físicas, sempre com o apoio direto e a colaboração das suas docentes e das auxiliares acompanhantes.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e mobilização do solo é efetuada com recurso a ferramentas agrícolas como sacholas e engaços. A fertilização tem sido quase inexistente dado só agora ter sido construído um compostor (mês de maio), pelo que apenas alguns restos das plantas que eram deixados sobre o solo conseguiam fertilizá-lo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta existem diversas culturas, como couves tronchudas portuguesas, favas, ervilhas, alhos, cebolas, morangos, salsa, hortelã, tomates, alfaces e algumas batatas que nasceram de sobrantes que ficaram no solo da colheita anterior.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A horta produziu este ano letivo (até ao momento) cerca de 15 Kg de couves, 2 Kg de favas e 4 Kg de ervilhas em vagem. Os morangos não foram contabilizados para pesagem.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São adquiridos pelos elementos da comunidade escolar e, por vezes, são utilizados na cantina da escola, sendo que alguns, como os morangos, são muitas vezes colhidos por alunos durante os intervalos para comerem.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com recurso a água canalizada, sendo realizada logo de manhã ou ao final do dia pelas funcionárias responsáveis.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Como é uma horta biológica em que os alunos podem facilmente recolher produtos como os morangos, não são adicionados produtos químicos, o que muitas vezes torna o processo menos vantajoso.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

piolho da faveira - não foi combatida, tendo reduzido a produção obtida.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta

As aulas na horta são dinamizadas pelas docentes do Ensino Especial e de Ciências Naturais para o estudo de temas como a biodiversidade, o solo, os ecossistemas, as interações bióticas, a influência dos fatores abióticos, a reprodução nas plantas e ainda para a recolha de produtos hortícolas e tecidos vegetais para observação microscópica. Nessas aulas, os alunos têm o papel de investigadores, recolhendo o material biológico ou mineral para posterior estudo ou para consolidar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Este ano, dadas as más condições climatéricas, não foi possível realizar todas as aulas inicialmente planeadas na disciplina de Ciências Naturais, tendo efetivamente sido realizadas apenas uma nas turmas de 6º ano e outra nas turmas de 8º ano. Fora estas, a horta é visitada com mais frequência pelos alunos do CAA, quando vão alimentar os peixes no tanque. Nestas atividades todos os alunos conseguem verificar a importância das aulas de campo, pois permitem relacionar os conteúdos teóricos abordados em sala de aula com a vida natural real.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi construído um compostor para colocação dos sobrantes da horta e posterior utilização do composto como fertilizante.

15.1. Link para a página da horta: