Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego (Lamego)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os restantes elementos da comunidade educativa, nomeadamente professores, encarregados de educação e auxiliares, ajudam monetariamente na aquisição dos produtos hortícolas, o que possibilita ter um fundo para a compra de novas plantas para as etapas seguintes.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As aulas na horta são dinamizadas pelas docentes do Ensino Especial e de Ciências Naturais para o estudo de temas como a biodiversidade, o solo, os ecossistemas, as interações bióticas, a influência dos fatores abióticos, a reprodução nas plantas e ainda para a recolha de produtos hortícolas e tecidos vegetais para observação microscópica. Nessas aulas, os alunos têm o papel de investigadores, recolhendo o material biológico ou mineral para posterior estudo ou para consolidar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Este ano, dadas as más condições climatéricas, não foi possível realizar todas as aulas inicialmente planeadas na disciplina de Ciências Naturais, tendo efetivamente sido realizadas apenas uma nas turmas de 6º ano e outra nas turmas de 8º ano. Fora estas, a horta é visitada com mais frequência pelos alunos do CAA, quando vão alimentar os peixes no tanque. Nestas atividades todos os alunos conseguem verificar a importância das aulas de campo, pois permitem relacionar os conteúdos teóricos abordados em sala de aula com a vida natural real.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: