Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EBI de Colmeias (Leiria)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
-a promoção do trabalho de equipa e da cidadania ativa;
- a partilha de conhecimentos entre os alunos dos diferentes anos de escolaridade com a realização de algumas sessões de articulação;
- estabelecimento de parcerias com outros projetos com ideologias semelhantes- cuidar da terra, cuidar das pessoas e partilhar excedentes;
-o envolvimento com a comunidade local nomeadamente para participação da "Feira da Memória";
-a partilha de excedentes, realizada por três vezes, fomentando o espírito de solidariedade;
-a sensibilização da comunidade para a importância de uma produção agrícola mais saudável e sustentável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Por vezes são também realizadas atividades de aprendizagem não formal / Cidadania Ativa no horário letivo dos alunos, nomeadamente na disciplina de Ciências Naturais cujos conteúdos se enquadram nos trabalhos e dinâmicas realizados na horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Até ao momento foram criadas 9 camas elevadas/canteiros mas estão previstos pelo menos mais 6.
Um dos canteiros apresenta um design de espiral de forma a criar uma espiral de ervas aromáticas, que permitiu a criação de diferentes condições para as diferentes exigências destas plantas
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Para estes processos são utilizados resíduos do próprio espaço da horta, o fim de algumas culturas servem de composto para as culturas seguintes, resíduos da cozinha e do bar. Neste processo é tido o cuidado de alternar sucessivamente as camadas de material castanho e verde. Na compostagem os materiais castanhos são essencialmente folhas secas das árvores da escola e palha. Na vermicompostagem para além das folhas secas e da palha também tem sido utilizado algum papel sem impressões/tintas.
No processo de vermicompostagem os resultados têm sido francamente positivos uma vez que o processo de compostagem se revela muito rápido, a reprodução das minhocas também é notória e o composto líquido (Chorume) recolhido da atividade das minhocas tem sido utilizado na fertilização das culturas.
Recorremos ainda à maceração das urtigas, durante vários dias, para produzir o Chorume que utilizamos como inseticida ou como fertilizante, variando as concentrações.
Fomentamos também a adubação semeando leguminosas (favas) capazes de reciclar os nutrientes presentes em camadas profundas do solo ou na atmosfera, tornando o solo mais fértil e mais produtivo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
-Alface / Cebola / Beterraba
-Milho / Abóbora
-Tomate / Manjericão / Brócolo
-Favas / Acelgas / Espinafres
-Cenouras / Pimento
-Batata Doce / Feijão
-Couve / Rabanetes /Alho-francês
-Nabo / Nabiça
- Espiral de ervas aromáticas,
-canteiro de polinizadores.
Em todos os canteiros foram colocadas plantas com flor como os cravos-túnicos que ajudam a proteger as nossas culturas do ataque de insetos.
Em toda a extensão da horta foi criada uma bordadura com plantas amigas dos polinizadores (zinias, cosmos, papoila, borragem, folhado, alecrim, entre outras).
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Uma vez que a maioria das nossas culturas depende de polinizadores em algum momento do seu ciclo de vida, desenvolvemos esforços para criar condições favoráveis para estes seres se instalarem no espaço da nossa horta. Assim a nossa horta é também um jardim.
Foi construído um hotel de insetos para atrair insetos polinizadores e insetos auxiliares que atuam no controle biológico de pragas prejudiciais às plantas. Este espaço oferece abrigo, local para hibernação ou reprodução de diferentes espécies como por exemplo abelhas solitárias, cujos ninhos já são visíveis.
Criámos também em torno do hotel um canteiro com plantas nativas fontes diversas de néctar, pólen.
Integrámos também as atividades do projeto “Escolas Amigas dos Polinizadores” em articulação com a Quercus e o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Inserida nas atividades da Semana da Alimentação, o átrio da nossa escola é transformado no mercado local. Neste dia todos são convidados a partilhar os produtos das suas hortas (ervas aromáticas, couves, alfaces, feijão, grão, batatas, cebolas, abóboras, fruta, …) e/ou a adquirir produtos da época, caseiros, saudáveis e sustentáveis. Este ano os produtos doados permitiram fazer um grande mercado e uma grande venda. O valor conseguido nas vendas foi entregue a uma associação local que ajuda as famílias desfavorecidas da nossa comunidade.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
O nosso espaço de horta é trabalhado seguindo os pilares e princípios da permacultura, procurando fomentar a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas. Assim, neste espaço estão criadas as condições para serem realizadas aulas no exterior com atividades práticas muito significativas. Destacamos os momentos “Histórias com ciência” dinamizados por alunos do 8.º e 9.º ano para os alunos do pré-escolar e “Ciência Fora de Portas” dinamizado por alunos do 8.º ano para todos os alunos do 4.º ano do nosso agrupamento. Nestas atividades é sempre feita uma visita e explicação dos espaços da horta, realçando a sua biodiversidade.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Realçamos o elevado número de parcerias que conseguimos estabelecer e que se têm revelado uma mais valia. Realçamos também o recurso educativo em que este espaço se tornou permitindo a realização de inúmeras atividades letivas.
Foram desenvolvidas várias atividades paralelas aos trabalhos da horta: percurso pedestre “Chamar as plantas” para identificação das espécies instaladas; plantação de árvores autóctones promovendo a criação de uma agrofloresta, criação de um banco de sementes, cultura de cogumelos, laboratório de micologia e criação e manutenção de uma pequena Charca. Estão ainda previstas, para este ano letivo, outras atividades como o workshop “Apicultura e biodiversidade – plantas, abelha e nós!”, o workshop de cianotipia “Natureza Inspiradora” e a construção de comedores para pássaros.
15.1. Link para a página da horta: