Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Gâmbia /JI (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

menos de 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Interdisciplinar (1ºiclo e pré-escolar)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Para tratar da terra foi solicitada a colaboração de um Encarregado de Educação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Foi evidente durante todos os momentos as atividades, o cuidado nos alunos com as plantações e a felicidade e gosto em ver o seu desenvolvimento.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi determinado o dia da semana para cada uma das turmas proceder à rega.
Mas foi evidente, durante os intervalos, os alunos irem apenas "ver", "visitar" a horta.
Apesar da escola se situar longe da cidade, é frequentada por muitos alunos que vivem na cidade.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e mobilização foi em parceria com os Encarregados de Educação.
A fertilização e o controle de pagas (lagartas) foi também com orientação dos mesmos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantações:
Tomateiros.
Alface.
Courget.
Couves.

Foi semeado

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para fazer uma salada.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita pelos alunos, com a monotorização de uma professora ou auxiliar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim.
A olho nu.
Após a constatação da existência das mesmas foi feito um trabalho prático com uma lupa.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foi verificada a existência de lagartas, nas couves.
Seguindo orientações de E.E., com um borrifador, as couves foram borrifadas com vinagre.
De facto desapareceram.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: