Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

29m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, Inglês, Geografia, Área de Integração, TIC e Áreas Técnicas de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram com fornecimento de materiais de apoio à fertilização da terra, assim como em termos de consultoria, aconselhando e acompanhando as nossas atividades ao longo de todo o processo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos produzidos são recolhidos e utilizados na confeção de refeições na escola, ou nos processos de elaboração das aulas técnicas. Por exemplo, as ervas aromáticas são de uso frequente na produção de cocktails dos módulos de Restaurante/Bar ou no tempero de pratos dos módulos de Cozinha/Pastelaria.
Uma vez que somos uma escola com alguns alunos carenciados e ao abrigo de um protocolo de colaboração com Angola, alguns produtos são também distribuídos por estes alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Em termos de rega, há uma escala que inclui funcionários, alunos e professores. Essa escala inclui também processos de manutenção, nomeadamente a colocação de estacas de apoio às tomateiras, remoção de ervas daninhas e invasoras, assim como o reforço de nutrientes no solo e preservação do mesmo, com a técnica de colocação de estilha/palha.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza: remoção de algumas plantas infestantes, pedras e outro entulho que dificultam o trabalho e o crescimento e desenvolvimento das ervas e legumes.
Mobilização superficial do solo
Fertilização com recurso a adubo caseiro, orgânico e esterco de animais (cavalos), estilha, palha, borras de café, cascas de ovos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Compostor com restos alimentares.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas (hortelã pimenta, hortelã da ribeira, hortelã de limão, hortelã de laranja, hortelã de chocolate, rosmaninho, alecrim, salicórnia, salsa, coentros, manjericão),
morangueiros, tomateiros, alface, alface roxa, courgette, abóbora, couve, cebola, cebolinho.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 10kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são utilizados na confeção de refeições do self, restaurante de aplicação ou em aulas práticas de cozinha/pastelaria e restaurante/bar. Temos alunos carenciados que também beneficiam destes produtos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega realizada com recurso a dois regadores (para melhor gestão/economia de água)
Rega diária organizada com uma escala, entre alunos, professores e/ou funcionários
Rega com água captada nos dias de chuva
Rega com regador “automático” utilizando garrafas PET de água, enterradas no solo, para momentos de maior intensidade de calor/seca.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Monitorização de pragas através da prevenção (disposição de pedras em forma de cobra e elaboração de dois espantalhos no âmbito do desafio "Espantalho da Horta").
Observação direta, diária.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Tratando-se de uma escola de Hotelaria e Turismo, diariamente, as várias disciplinas realizam atividades e adequam conteúdos, tendo como inspiração a horta. O projeto integrador, sob o tema “Vila Real de Santo António, um destino turístico eco-sustentável” viu também algumas das suas atividades apoiadas/com recurso à horta escolar, nomeadamente as disciplinas de língua estrangeira (Inglês e Francês), Matemática, Geografia e Áreas técnicas.
Aulas na horta ex: em Matemática - medição, áreas e perímetros, funções exponenciais…); em Línguas Estrangeiras - nomes de legumes; ervas aromáticas e receitas...

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Preparação das refeições no Restaurante de Aplicação da escola
Preparação das refeições diárias para o serviço de self-service da escola

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Preparação/ornamentação de bebidas/cocktails nas aulas de Restaurante/Bar e em atendimento ao cliente do Restaurante de Aplicação.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O trabalho na horta constituiu, na fase inicial, um elemento de integração, inclusão e aproximação dos alunos recém-chegados de Angola, que trouxeram a sua experiência para partilhar e adicionar conhecimento a toda a comunidade escolar
Ao projeto "Hortas-Bio nas Eco-Escolas" associa-se o projeto “Espantalho da Horta”, tendo os alunos criado dois espantalhos, contribuindo para ligar os alunos à horta e envolvê-los nas tarefas relacionadas com a mesma, para desenvolver a sua criatividade, para promover a utilização de materiais reutilizados, contribuindo, simultaneamente, para o controlo de pragas. Foi feito também o aproveitamento da sobra de palha para acrescentar matéria orgânica ao solo, cobrindo-o com material não vivo (mulching), o que contribui para impedir o crescimento de ervas daninhas, conserva a humidade e isola o solo de oscilações bruscas de temperatura.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/eht.vrsa/posts/pfbid0mdRDaMRD9utFoiMzGjdbMwt1w8M667vPYECE4RFt2jKhtURUXyeL5GdThHrcMKzcl