Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Uma vez que somos uma escola com alguns alunos carenciados e ao abrigo de um protocolo de colaboração com Angola, alguns produtos são também distribuídos por estes alunos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Mobilização superficial do solo
Fertilização com recurso a adubo caseiro, orgânico e esterco de animais (cavalos), estilha, palha, borras de café, cascas de ovos.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
morangueiros, tomateiros, alface, alface roxa, courgette, abóbora, couve, cebola, cebolinho.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Rega diária organizada com uma escala, entre alunos, professores e/ou funcionários
Rega com água captada nos dias de chuva
Rega com regador “automático” utilizando garrafas PET de água, enterradas no solo, para momentos de maior intensidade de calor/seca.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Observação direta, diária.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aulas na horta ex: em Matemática - medição, áreas e perímetros, funções exponenciais…); em Línguas Estrangeiras - nomes de legumes; ervas aromáticas e receitas...
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Preparação das refeições diárias para o serviço de self-service da escola
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Ao projeto "Hortas-Bio nas Eco-Escolas" associa-se o projeto “Espantalho da Horta”, tendo os alunos criado dois espantalhos, contribuindo para ligar os alunos à horta e envolvê-los nas tarefas relacionadas com a mesma, para desenvolver a sua criatividade, para promover a utilização de materiais reutilizados, contribuindo, simultaneamente, para o controlo de pragas. Foi feito também o aproveitamento da sobra de palha para acrescentar matéria orgânica ao solo, cobrindo-o com material não vivo (mulching), o que contribui para impedir o crescimento de ervas daninhas, conserva a humidade e isola o solo de oscilações bruscas de temperatura.
15.1. Link para a página da horta: