Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há seis anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

510m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

38

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Esporadicamente, as famílias contribuem com a doação de utensílios e com sementes.
No dia da escola aberta apreciam a venda dos produtos naturais.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Infelizmente, temos uma grande parte da população estudantil da escola que não atribui qualquer importância à existência da horta e só a conhecem pela sua situação geográfica junto aos campos desportivos, e nem sempre acautelam o atirar das bolas para o espaço da horta, destruindo muitas vezes culturas em crescimento.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano foi mais difícil conciliar o horário dos alunos envolvidos com a exigência do tratamento do espaço da horta, por isso, a manutenção de todo o espaço acabou por ser feita pelas 2 docentes.
Os alunos têm participado em atividades de sementeira e de recolha, mas o trabalho diário é garantido apenas pela docente coordenadora.

7. Como é feita a preparação do solo?

Fazemos no início do ano uma limpeza mais generalizada com o apoio da Junta de Freguesa de Loures.
Nessa altura a terra é arejada porque é toda revolvida com a máquina.
Este ano, devido às chuvas que fazem crescer as ervas daninhas de uma forma exponencial, esta intervenção já teve de ser feita mais uma segunda vez.
Utilizamos o produto criado na compostagem para ir enriquecendo os solos e tentamos não repetir no mesmo local da horta a plantação dos mesmos produtos.
A limpeza das ervas junto dos produtos plantados é feita pela professora coordenadora e por alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas secas e ervas que vão sendo cortadas;
borras de café;
restos de papel;
aparas de fruta e de batata;
cascas de ovos;
restos de legumes crus ou cozinhados sem gordura.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano não fizemos novas experiências.
Juntamos alfaces com cebola roxa; tomateiros com cebolinho ou alhos.
intercalamos a plantação de couves com pimenteiros de diferentes qualidades.
As aromáticas, como o alecrim ou a alfazema, têm sido plantadas em vários pontos da horta com o objetivo de afastar insetos indesejáveis e captar os que são benéficos.
Plantamos a hortelã junto com a couve para afastar as lagartas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Tal como já referimos, interessa-nos a variedade de produtos cultivados e não a quantidade que produzimos de cada um. Os produtos colhidos em maior quantidade são:
. Ameixas ainda em amadurecimento: cerca de 20 quilos;
. Limões: 8 quilos;
. azeitonas: 5 frascos (neste momento a curtir);
. Figos: ainda em amadurecimento: cerca de 2 quilos;
. Morangos, framboesas e nêsperas: cerca de 10 quilos;
. Uvas: cerca de 20 quilos;
. Favas: cerca de 15 quilos;
. Batata doce: 20 quilos;
. Alfaces: 20 alfaces;
. Tomate: 8 quilos;
. Caldo verde: 8 quilos;
. Espinafres: 10 ramos de espinafres;
Chás:
. Cidreira: colhida e seca e colocada em frasquinhos (40 frascos);
. Príncipe: 10 saquinhos;
Ervas aromáticas: segurelha, hortelã, tomilho, alecrim, cebolinho, salsa, orégãos, poejo, coentros, erva caril - não contabilizamos a quantidade de raminhos que vão sendo criados e distribuídos na comunidade escolar a quem os quer.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Dado que a produção não é muito grande, os produtos são vendidos dentro do espaço escolar, essencialmente a professores e funcionários.
Alguns dos produtos servem também como oferta a convidados que se deslocam à escola para realizar inúmeras palestras e para serem distribuídos como oferta à comunidade escolar que assiste à sessão de lançamento do programa no início de cada ano letivo.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelas professoras do projeto e por alunos da equipa sob sua supervisão.
Em tempo de férias de verão, uma assistente operacional assegura essa tarefa.
Fazemos recolha de alguma água da chuva, em bidões de plástico azul. A quantidade recolhida é irrisória, mas permite-nos regar os tabuleiros de sementeira que se encontram na zona de estufa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, se for necessário. Até ao momento ainda não tivemos nenhuma situação problemática, à exceção de um ninho de vespas que, em 2022-2023, teve de ser retirado com equipamento adequado e equipa especializada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

aulas de Ciências Naturais do 8º ano
Turmas envolvidas: 8º T1, 8º T2, 8º T3 e 8º T5; professoras Manuela Banha e Natália Carvalho
fizeram aulas para identificação das características do terreno; medir temperatura e para identificação de espécies vegetais e animais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação de espinafres com diferentes espaçamentos entre cada pé para monitorizar as melhores condições para o crescimento deste legume.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Preservação do espaço de lazer criado pelos alunos utilizando paletes para fazer os bancos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é um espaço de preservação da biodiversidade onde apetece estar, apesar do calor que se faz sentir a partir do mês de março.

15.1. Link para a página da horta:

A horta não tem um site próprio. A divulgação da informação é feita no site da escola e página de facebook da professora dinamizadora.