Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1 de Alfândega da Fé (Alfandega da Fé)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

40m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

130

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participaram com donativos de plantas para a horta e empréstimos de utensílios para tratar e regar a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Incutir nos alunos sentido de responsabilidade e de agricultura sustentável.
Colher os frutos do seu trabalho.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi dividida em 6 partes, sendo uma para cada turma.
Os alunos de cada turma são responsáveis pelo seu espaço na horta, erradicação de ervas daninhas e rega.
A frequência é semanal, podendo cada turma alterar, caso se verifique necessário.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza esteve a cargo dos alunos com o apoio do município.
A fertilização é biológica.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas, cebolas, couves, alfaces, abóboras, courgettes, tomates, feijão verde, salsa.
Flores variadas e girassóis.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo pelos alunos na cantina da escola (lanches, sopas e saladas)

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é semanal.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

3 a 4 vezes durante o ano ( a horta iniciou a sua produção no final do mês de maio).
Pessoas envolvidas:8
Os alunos gostam de consumir os produtos da horta que trataram com carinho.
Agricultura sustentável.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

3 vezes,
Pessoas envolvidas:6
Participação dos alunos : na aula de matemática, para cálculo da área da horta e a sua divisão em 6 partes.
na aula de Estudo do Meio, para estudar as partes constituintes das plantas.
Sensibilização para a proteção do meio ambiente com uma agricultura livre de produtos químicos e pesticidas.
melhoria da aprendizagem dos alunos e sensibilização para a adoção de comportamentos amigos do ambiente.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: