Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Dr. João das Regras (Lourinhã)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Alunos do clube Eco-Escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Algumas plantas foram oferecidas por famílias de alunos

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Nas redes sociais AEDLV Lourinha existiram diversos retornos esntusiastas de apoio aos trabalhos que foram expressos no portfólio final

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Alguns alunos, atrav´+es da apresentação do cartão do clube, têm acesso à horta e colaboram na rega e monda. Algumas turmas de CN aproveitarama a horta para realizarem aulas de campo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com sachos e ancinhos

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor, A produção de composto é ainda pequena. As ervas e canas secas são colocadas na caixa plástica. Não fazemos vermicompostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alhos francês, cebolo, beterraba, alface frisada e roxa e couve galega

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

+/- 5 Kg (nada foi pesado)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alunos participantes

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Alunos com cartão do clube acedem ao local e são utilizados garrafões de 5l para transporta a água

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

É do agrado dos alunos a existência de aulas de campo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O solo é muito argiloso o que impede bastante a monda com sachos durante a falta de humidade

15.1. Link para a página da horta: