Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É a primeira vez que estamos a fazer uma horta na escola.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2, para começar (há possibilidade de aumentar a área).

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Biologia, Educação Física

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ainda não envolvemos as famílias...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Está a começar a notar-se que os alunos estão a aumentar o seu interesse pela horta, conversando sobre a mesma e revelando curiosidade pelo que observam a crescer.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há equipas a quem são atribuídas diferentes tarefas, em dias diferentes, nomeadamente a retirada de ervas daninhas e a rega... A dinâmica é combinada por whatsapp, em regime de grupos de voluntários para as diferentes tarefas que vão sendo propostas...

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita com o apoio da CMP (Projeto "Mais hortas").
A limpeza é feita por grupos de alunos, em equipas alternadas.
A fertilização tem por base o composto produzido no Compostor da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de legumes da cantina, cascas de fruta (exceto citrinos), cascas de ovos, borra de café...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão/milho
Abóbora
Tomate
Alface
Curgete
...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não feita a colheita.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina ou oferta a alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega ao fim da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Pragas e doenças ainda não observadas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Está prevista uma feirinha com produtos hortícolas mas ainda não teve lugar.

As aulas na horta foram feitas com alunos de 8ºano, tendo sido abordados aspetos como os fatores abióticos necessários ao desenvolvimento das plantas (água, luz, temperatura, qualidade do solo...), as associações vegetais favoráveis e as desfavoráveis e o controlo natural de pragas por relações bióticas interespecíficas, como por exemplo a que se estabelece entre pulgões e joaninhas. Foi determinado o pH do solo, em laboratório. Os alunos gostaram muito das atividades desenvolvidas e participaram ativamente nas mesmas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

São investigadas, experimentalmente, quais as melhores associações de espécies hortícolas.

15.1. Link para a página da horta:

Ainda não existe a página da horta. As notícias sobre a mesma são divulgadas no jornal da escola (Jornalesas), presente no site do Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa.