Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro Escolar Casal Telheiro (Arruda dos Vinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 MESES

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

16

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

311

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Não se aplica

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O desconhecimento da origem de alguns produtos, por exemplo, morangueiro, alface, tomateiro,...

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através de voluntariado .

7. Como é feita a preparação do solo?

Com o apoio do município, assistentes operacionais e alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas hortícolas, morangueiro, tomateiro, abobreira , pepino..

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Nada significante

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega tradicional com mangueira e água da chuva

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos a reutilizar garrafões para colocarem as plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos a colocarem as plantas para crescerem ou outras germinarem.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As crianças a verem as sementes a germinar e as plantas a crescerem.
O reconhecimento das diferentes plantas ( coentros, salsa, beterraba, tomateiro, curgete...

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Reaproveitamento dos garrafões, cheios com a água da chuva e delimitarem o espaço entre as plantas
Todos os alunos participam na rega da horta.

15.1. Link para a página da horta: