saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5
2. Área aproximada da horta (m²):
9
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
1
3.3. N.º de alunos envolvidos:
6
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta, apesar de pequena, tem um aspeto cuidado e agradável e permite a um reduzido número de alunos e funcionários mexer, cuidar e tratar os legumes, as frutas e ervas aromáticas, criando um vínculo com a natureza, mas também transmitir em casa o que se está a fazer, replicando-o com a sua família. Por outro lado, permite que outros alunos, no recreio ou no horário curricular, possam dirigir-se à mesma e observar e acompanhar os trabalhos. Por último, destaca-se que os produtos serão consumidos pelos alunos e pessoal docente e não docente, podendo ser utilizados nas merendas ou na cantina.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é realizada por duas assistentes operacionais e seis alunos, sendo que qualquer tarefa é realizada sempre por duas alunas e uma funcionária, tentando respeitar a sua disponibilidade. Assim sendo, diariamente uma equipa de três deve cuidar da horta (limpar, plantar, semear, sachar, regar, estacar, colher...).
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização do solo foi feita com composto biológico, sendo que durante o mês de maio estamos a realizar a compostagem, utilizando resíduos orgânicos da limpeza do solo e da cantina, pelo que no futuro será utilizado este composto para fertilizar a horta.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com resíduos orgânicos provenientes da limpeza dos canteiros e com resíduos vegetais da cantina.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Batata, tomate, milho, feijão, pepino, couve, alface, e diferentes ervas aromáticas: alecrim, hortelã, tomilho, salsa, coentros, caril.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Tendo em conta as dimensões da horta e o facto de termos iniciado este projeto no mês de março não nos foi ainda possível colher qualquer produto.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta serão ofertados à comunidade escolar.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita diariamente por duas alunas e uma assistente no intervalo das 10:15, salvo casos em que as condições climatéricas não o exijam.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não fazemos monitorização, pois até à data não foi necessário.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Temos hotéis para insetos e ninhos com comedouros e bebedouros para aves.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Tendo em conta que a horta privilegia as culturas de Primavera, pretendemos no dia do Agrupamento, 14 de junho, participar com alguns produtos (alfaces, ervas aromáticas,...) numa feirinha na escola aberta a toda a comunidade.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
Não temos página da horta, mas as atividades estão partilhadas no mural digital (padlet) do Projeto Eco-Escola da EBIDH.