Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5

2. Área aproximada da horta (m²):

9

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1

3.3. N.º de alunos envolvidos:

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta, apesar de pequena, tem um aspeto cuidado e agradável e permite a um reduzido número de alunos e funcionários mexer, cuidar e tratar os legumes, as frutas e ervas aromáticas, criando um vínculo com a natureza, mas também transmitir em casa o que se está a fazer, replicando-o com a sua família. Por outro lado, permite que outros alunos, no recreio ou no horário curricular, possam dirigir-se à mesma e observar e acompanhar os trabalhos. Por último, destaca-se que os produtos serão consumidos pelos alunos e pessoal docente e não docente, podendo ser utilizados nas merendas ou na cantina.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada por duas assistentes operacionais e seis alunos, sendo que qualquer tarefa é realizada sempre por duas alunas e uma funcionária, tentando respeitar a sua disponibilidade. Assim sendo, diariamente uma equipa de três deve cuidar da horta (limpar, plantar, semear, sachar, regar, estacar, colher...).

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização do solo foi feita com composto biológico, sendo que durante o mês de maio estamos a realizar a compostagem, utilizando resíduos orgânicos da limpeza do solo e da cantina, pelo que no futuro será utilizado este composto para fertilizar a horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com resíduos orgânicos provenientes da limpeza dos canteiros e com resíduos vegetais da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata, tomate, milho, feijão, pepino, couve, alface, e diferentes ervas aromáticas: alecrim, hortelã, tomilho, salsa, coentros, caril.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Tendo em conta as dimensões da horta e o facto de termos iniciado este projeto no mês de março não nos foi ainda possível colher qualquer produto.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta serão ofertados à comunidade escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita diariamente por duas alunas e uma assistente no intervalo das 10:15, salvo casos em que as condições climatéricas não o exijam.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não fazemos monitorização, pois até à data não foi necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Temos hotéis para insetos e ninhos com comedouros e bebedouros para aves.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Tendo em conta que a horta privilegia as culturas de Primavera, pretendemos no dia do Agrupamento, 14 de junho, participar com alguns produtos (alfaces, ervas aromáticas,...) numa feirinha na escola aberta a toda a comunidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Não temos página da horta, mas as atividades estão partilhadas no mural digital (padlet) do Projeto Eco-Escola da EBIDH.