Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Boca do Monte (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta existe desde setembro de 2023, pois a anterior não estava em condições de ser trabalhada. Houve necessidade de construir outros canteiros.

2. Área aproximada da horta (m²):

5

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação para a Cidadania, Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

36

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Ao longo do ano, as famílias participam coma oferta de sementes ou plantas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Algumas crianças, depois de lavarem para casa os legumes que cultivaram, referiram que passaram a incluir esse tipo de legumes na alimentação quotidiana da família, a pedido dos filhos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Estão envolvidas as turma de 1.º ano e JI. Uma educadora sem componente letiva organiza todo o trabalho na horta em articulação com as professoras titulares de turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização é feita co o composto produzido na escola.
A limpeza e mobilização do solo é feita com pequena ferramentas, uma vez que os canteiros são também de pequenas dimensões.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com cascas e restos da fruta consumida na escola; cascas de ovos que alguns alunos (com essa tarefa) trazem de casa, folhas e ramos das árvores da escola; borras de café consumido na escola por professores e AO.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve lombarda, batatas, ervilhas de grão, favas, cebolo, feijão, curgete, espinafres, tomate, ervas aromáticas (salsa, coentros, e alecrim), morangos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

4kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As crianças construíram saquinhos em papel reutilizado para levar para casa um conjunto de legumes e/ou frutas, várias vezes durante o ano. Também se prepararam saladas para juntar à refeição escolar do almoço.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A maior parte da rega é feita através do reservatório de recolha da água da chuva num sistema gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente as culturas são observadas atentando à sua cor, crescimento e existência de doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta são sempre um momento de desenvolvimento de aprendizagens significativas, onde os alunos têm oportunidade de conhecer a natureza de alguns alimentos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: