Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro Escolar do Marco (Soure)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Cerca de 4m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, Português, Matemática e Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

57

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Doações de Materiais: Contribuição com sementes, ferramentas de jardinagem, compostagem, e outros materiais necessários para a manutenção da horta.
As famílias podem ajudar nas plantações, na manutenção e colheita das culturas.
Promoção da Alimentação Saudável: cria hábitos alimentares saudáveis ao envolver as famílias no processo de cultivar alimentos frescos.
Estes momentos acontecem ao longo do ano; não há datas precisas para que aconteça.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aprendizagem Prática e Interdisciplinar
Estudo do meio e Matemática: Os alunos aprenderam sobre ciclos de vida das plantas, fotossíntese, medição de crescimento de plantas e cálculos de área para as plantações.
Nutrição e Saúde: A horta proporciona uma oportunidade prática onde os alunos aprendam sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, influenciando positivamente seus hábitos alimentares.
A horta escolar envolve pais, avós e junta de freguesia, promovendo a colaboração. Eventos como uma feirinha escolar pode ser um exemplo a considerar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é organizada por todos. Normalmente dedicamos um dia à horta, quando é necessário. Ou seja todas as turmas vão realizar alguma tarefa. Como são muitos alunos e a horta é pequena, dividimos as tarefas. Uns vão tirar as ervas daninhas, outros (se for o caso), vão plantar e outros vão regar.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita numa primeira fase, em parceria com a junta de freguesia, que normalmente cava e acrescenta terra mais fértil ao terreno.
Para mobilizar o solo utilizamos ferramentas de jardim e a fertilização é realizada com a o resultado da nossa compostagem, composta por ervas, folhas secas e restos de comida.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos uma estrutura construída com madeira. A base é feita de palha, e por camadas vamos colocando as ervas daninhas que retirámos da horta, folhas secas e os restos de comida (Cascas da fruta, desperdícios da hortaliça etc.)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Consociação Clássica: Milho, Feijão e Abóbora
Milho: Serve como suporte natural para o feijão.
Feijão: Enriquece o solo com nitrogênio, beneficiando tanto o milho quanto a abóbora.
Abóbora: As suas folhas grandes cobrem o solo, ajudando a reter a humidade e a suprimir ervas daninhas.
Tomate, alface, morango, couve.
Cebola e Cenoura
Cebola: Ajuda a repelir pragas da cenoura.
Cenoura: Cresce bem ao lado da cebola, beneficiando-se da proteção contra pragas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

- Entre 8 a10 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na escola

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita à mão, pela eco brigada da água, que primeiro verifica se todos os recipientes de recolha têm água, despejam no depósito que armazena. Depois retiraram e regam a horta, as árvores e as plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Apenas se faz o controle dos caracóis para que não se aproximem, coloca-se cinza nas culturas.
Para afastar os pássaros construímos um espantalho com material reciclável.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Confeção de sopas e outros pratos:
Sopas com Ingredientes da Horta: Realização de aulas de culinária onde os alunos aprendem a preparar diferentes tipos de sopas utilizando os vegetais colhidos da horta, como sopa de legumes e espinafres
Pratos : Preparação de pratos simples e saudáveis, como saladas, purês, tortas de legumes, e pratos com ervas frescas.
Realizaram-se duas vezes e envolveu todos os alunos, assim como a nutricionista da CM de Soure.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feira na escola:
Bancas de Venda: Montamos bancas onde os alunos e suas famílias puderam vender os produtos frescos colhidos da horta, como legumes, frutas, ervas e flores.
Produtos Artesanais: Vendemos produtos artesanais feitos com ingredientes da horta, como geleias, conservas, pães e bolos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta:
Estudo das Plantas: Aulas sobre as partes das plantas, fotossíntese, ciclos de vida, polinização e biodiversidade.
Solo e Nutrientes: Exploração dos diferentes tipos de solo, nutrientes essenciais para o crescimento das plantas e práticas de compostagem.
Ecossistemas: Entendimento de como a horta funciona como um ecossistema, incluindo interações entre plantas, insetos, aves e outros organismos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: