saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Este é o terceiro ano
2. Área aproximada da horta (m²):
60m
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
7
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do meio/ Conhecimento do Mundo; Língua portuguesa/ Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.; Matemática; Cidadania/Formação Pessoal e Social
3.3. N.º de alunos envolvidos:
105
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que é necessário é pedida a colaboração dos pais em todos os projetos e este não foi exceção. Assim, os pais participam com a doação de géneros e sementes para a horta mas, também com o seu trabalho e a interdisciplinaridade torna-se um meio onde as crianças aprendem temas como a alimentação, nutrição, ecologia que aliado à aprendizagem do cultivo das plantas, geram situações de aprendizagens diversificadas.
Juntamente com os professores os pais e os alunos tiveram uma manhã de muita prática e diversão, em grupo, puderam plantar novas mudas de flores, ervas aromáticas e hortícolas, bem como fazer a limpeza, troca da terra dos canteiros e rega de tudo que foi plantado. Também doaram os bidões para a recolha das águas pluviais e neste momento estão a compor/construir uma vedação para que os coelhos bravos não destruam toda a horta como veem fazendo o que faz com que este ano letivo tenhamos recolhido poucas hortícolas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Implementar hortas nas escolas traz muitos desafios e não está a ser nada fácil este ano letivo! Contudo, foi possível envolver toda a comunidade escolar e foi possível mostrar que o principal objetivo das hortas nas escolas não é produzir alimento mas criar um espaço de aprendizagem. O maior impacto foi a melhoria da qualidade das interações que acontecem nesse espaço, a promoção do contato com a natureza, reflexão sobre os impactos da agricultura na sociedade e no ambiente, atendendo às políticas educacionais e de meio ambiente (ODS), a Cooperação a Empatia, Cidadania, Resolução de problemas, Inclusão, Comunicação, Pensamento crítico, Argumentação, Paciência, Responsabilidade entre outros...
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os alunos da escola foram envolvidos na preparação e manutenção da horta. A manutenção da horta é feita por todos os professores. Tem sido possível a realização de momentos de interdisciplinaridade, onde foi possível também a colaboração e envolvência da comunidade com a construção do compostor e mais recentemente de uma vedação. O planeamento das tarefas realizadas e a realizar na horta foi elaborado numa tabela onde se responsabilizou cada turma por grupos para verificar o estado da horta e efetuar a devida rega.
Após esta distribuição, cada grupo prepara o material a utilizar e encaminha-se para a horta.
Para a preparação e condução da horta, foram utilizadas enxadas, mangueiras, bidões e regadores.
Entre as atividades realizadas podemos destacar: para a produção foram semeadas em bandejas sementes de alface e outras hortícolas como couve coração… e posterior transplante das mudas de hortaliças para os canteiros, além da semeadura direta, foram utilizados restos de culturas oferecidas pelos encarregados de educação.
7. Como é feita a preparação do solo?
Numa primeira fase, a terra foi cavada manualmente com enxadas, aproveitando-se as ervas para o compostor e para a produção de chorume. Depois deu-se início à sementeira e plantio de alguns produtos hortícolas. Durante a rega é utilizado o chorume que é diluído em água (100 ml de chorume para 1l de água). O composto é aplicado na terra depois de ultrapassado o seu processo de preparação do mesmo. Para além do descrito anteriormente, foi também aproveitada para a rega a água de regadio dos consortes e posteriormente será usada a água recolhida da chuva.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Um compostor foi adquirido por nós com a verba que resultou da feirinha escolar e o outro (rudimentar) criado pelos alunos (paletes e plástico para tapar) e também (embora não seja o que idealizamos) foi construído por um avô e um membro da comunidade que ensinaram os nossos alunos a cortar, serrar e pregar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, cenouras, rabanetes, salsa, manjericão
Cebola, Cenoura, Couve, Feijão
Morango, Pepino, Rabanete, Repolho, Tomate
Pimento, Cebola, Cenoura, Salsa, Tomate
Pepino Alface, Beterraba, Cebola, Ervilha, Feijão, Girassol, Milho, Repolho, Salsa
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Este ano até ao momento produzimos pouco (mais ao menos 1kg) pois os coelhos bravos estão a comer tudo!
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Consumo na cantina da escola.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
água de regadio dos consortes e posteriormente será usada a água recolhida da chuva através de regador (trocando ciclicamente pelos alunos), depósito de água em dois bidões e dois garrafões de 20 litros cada.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. A monitorização das pragas é feita manualmente sempre que os alunos se encontram na horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Coelhos bravos
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Feira na escola - realizou-se 1 vez . Este tipo de atividades além de facilitarem o processo de ensino-aprendizagem, contribuem para a alfabetização científica dos alunos, uma vez que lhes possibilitam colocar em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula, contribuindo para a o reconhecimento do seu papel ativo na sociedade e desenvolvimento de diversas habilidades como: Iniciativa e criatividade; Determinação e organização; Autoconhecimento; Capacidade de trabalhar em grupo; Capacidade de se expressar de modo tanto escrito como verbal.
Atividade 2:
Descrição:
Confeção de sopas e outros pratos - Pelo menos 3 - Além de melhorar a aprendizagem e estimular a educação alimentar também contribui para um incentivo à educação alimentar. Ou seja, desenvolver os hábitos alimentares dos alunos é uma forma de os consciencializar sobre os benefícios que os alimentos podem proporcionar à saúde física e mental.
Atividade 3:
Descrição:
Aulas na horta - Cada turma realizou várias vezes aulas na horta. Não as contabilizamos mas foram certamente mais do que 4 aulas.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: