Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB1 de Longos (Guimarães)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Aquisição de conhecimentos relativamente ao ciclo da vida de plantas e animais (ajudantes da horta), como é feito o cultivo de alguns produtos hortícolas de produção biológica.
Saber quando e como fazer as colheitas das plantas e dos frutos.
Saber a importância das plantas e como utilizá-las para uma alimentação saudável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas estão distribuídas pelos diferentes intervenientes.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Utilizamos as folhas das árvores, que recolhemos do nosso espaço exterior, assim como, as cascas da fruta distribuída no almoço, nos lanches da manhã e da tarde.
Utilizamos também minhocas para fazer a vermicompostagem .
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os frutos são consumidos nos lanches.
Os produtos que não estão em condições de serem consumidos vão para o Eco compostor.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A recolha da água da chuva e a rega automática foram elaboradas e geridas pelos Grupos A e B do jardim de infância.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os instrumentos de recolha da água da chuva foram elaborados e geridos pelos Grupos A e B do jardim de infância.
Estiveram envolvidas 33 Crianças, 2 Educadoras e 3 Assistentes.
Ocorreu durante todo o ano sempre que algum se danificava.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os instrumentos de rega automática foram elaborados e geridos pelos Grupos A e B do jardim de infância.
Estiveram envolvidas 33 Crianças, 2 Educadoras e 3 Assistentes.
Ocorreu durante todo o ano sempre que algum se danificava.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Esteve envolvidas as 74 crianças/alunos e toda a equipa educativa
Ocorreu durante o 3º Período.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: