Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB/JI de Belo Horizonte (Gondomar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o inicio do ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

2 canteiros com 2 metros quadrados cada.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No início do ano letivo os pais foram informados da participação da escola no programa. Quando pensamos em construir a horta, a associação de pais colocou na escola os canteiros e a terra . Posteriormente , os pais participaram doando sementes e plantas para cultivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças aprenderam o processo de germinação das plantas , observaram o seu crescimento e puderam saborear algumas das plantas que cultivaram na horta ( alface e tomate, morangos ).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi sempre tratada pelas crianças em pequeno grupo com o apoio das professoras.

7. Como é feita a preparação do solo?

A terra foi comprada no horto pela associação de pais e por esse motivo já estava preparada à hora das sementeiras.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram realizadas sementeiras de favas, feijão e abóbora.
foram plantadas alfaces, tomates e morangueiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Foi uma quantidade simbólica que foi utilizada na cantina da escola na preparação de salada.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Degustação por parte dos alunos de salada e morangos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As crianças regam diariamente com um pequeno regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, observando as plantas no dia a dia.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foi feita uma pulverização com água e vinagre nas folhas das plantas que tinham pulgão.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foi confecionada salada de alface e tomate , pelas crianças- uma vez

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foi registada a germinação e crescimento das sementes de girassol ao longo de varias semanas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: