Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica nº1 de Freiria (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde setembro de 2023

2. Área aproximada da horta (m²):

3m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação para Sustentabilidade e Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

37

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que existem produtos prontos para consumo, as famílias compram.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos mostram muito interesse plantar e cuidar da horta, e principalmente ver crescer os produtos hortícolas para poder vender aos seus familiares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada semana, uma turma fica responsável pela manutenção na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a ajuda das auxiliares da escola e de alguns elementos das famílias dos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos de comida, as cascas de fruta, folhas de árvores, etc....

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, ervas aromáticas, beterrabas, alhos francês, brócolos, nabiças (vamos alternando consoante a época do ano).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Dentro de todas as espécies à volta de 7kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda aos familiares dos nossos alunos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As crianças têm um calendário onde se vão organizando em grupo e dividindo tarefas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A produção de produtos hortícolas tem servido como fundo, como ajuda para atividades de escola.

15.1. Link para a página da horta: