Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI da Vendinha (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Sementeira de alfaces
Sementeira de alfaces
Sementeira de tomates
Sementeira de tomates
Os alunos plantaram as alfaces que foram semeadas
Os alunos plantaram as alfaces que foram semeadas
Os alunos plantaram cenouras, fizeram uma placa para identificar e fizemos uma proteção para o frio com plástico e canas
Os alunos plantaram cenouras, fizeram uma placa para identificar e fizemos uma proteção para o frio com plástico e canas
Para proteger as alfaces do frio colocámos garrafões
Para proteger as alfaces do frio colocámos garrafões
Registo da nossa horta
Registo da nossa horta

horta em março

As alfaces que plantámos já estão crescidas
As alfaces que plantámos já estão crescidas
As cenouras que plantámos já estão prontas para ser colhidas
As cenouras que plantámos já estão prontas para ser colhidas
As cenouras já estão prontas par ser consumidas no lanche de manhã
As cenouras já estão prontas par ser consumidas no lanche de manhã
O vizinho deu-nos morangueiros e já estão plantados
O vizinho deu-nos morangueiros e já estão plantados
As crianças/alunos criaram novas placas para identificar os produtos da nossa horta
As crianças/alunos criaram novas placas para identificar os produtos da nossa horta
A nossa salsa
A nossa salsa

horta em maio

Uma alface para o nosso almoço
Uma alface para o nosso almoço
As nossas alfaces
As nossas alfaces
Os nossos morangueiros
Os nossos morangueiros
Morangos para o lanche
Morangos para o lanche
Os nossos tomateiros
Os nossos tomateiros
A nossa hortelã
A nossa hortelã

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo passado.

2. Área aproximada da horta (m²):

40m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Física e Ação Verde.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

9

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Contribuindo com materiais (como terra) e legumes para plantar na horta, quando solicitado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Mudança para hábitos alimentares mais saudáveis;
- Mais respeito pela natureza;
- Maior entreajuda.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Tendo em conta que é uma escola com um número reduzido de alunos (9) é muito fácil a distribuição das tarefas.
Normalmente reunimos e os alunos escolhem a tarefa que querem desempenhar. Outras vezes ,são os adultos que escolhem tendo em conta a idade dos alunos (têm entre 3 e 9 anos). Para ajudar na manutenção da horta recorremos a uma grelha onde colocamos a informação necessária e ainda à ajuda de um almanaque português muito antigo, o BORDA D´ÁGUA.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos adultos e pelos alunos com recurso a luvas de jardinagem e a uma pequena enxada e ancinho.
Quando preparámos o solo (no caso da nossa escola utilizámos pneus) pensámos em terra de qualidade e algum esterco de animais (vacas e cavalo). Espalhámos o esterco por cima da terra mobilizada e depois revolvemos a terra para envolver o fertilizante, utilizando o ancinho.
Este acrescentámos espaço à horta, aproveitando o solo ao lado dos pneus.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor foi cedido pela Câmara Municipal de Évora e foi instalado debaixo de uma árvore junto à horta (para evitar a exposição excessiva da matéria orgânica ao calor e ao frio). O composto vai ser aplicado na horta escolar como adubo natural.

MATERIAIS:
- Matéria orgânica (restos de alimentos consumidos na escola e em casa dos alunos, Docentes e Assistente operacional);
- Resíduos vegetais pertencentes aos espaço exterior da escola

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Alfaces, cenouras, tomate, cebolas, couve, salsa, hortelã e morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maioria dos produtos são consumidos na escola. Os Pais sempre que precisam levam salsa e hortelã para casa e um dos cafés da aldeia também nos pede, por vezes, salsa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Durante os meses em que é possivel fazer a recolha da água da chuva, não necessitamos de mais. Nos meses em que não chove utilizamos a água da torneira para a rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, de acordo com o que vamos observando.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ao longo do ano foram realizadas duas aulas na horta para ajudar os alunos a identificar as ervas daninhas que tantas vezes perturbam as plantações das nossas hortas.
Passar a mensagem de que são plantas cuja sementeira não foi intencional e que podem ter um impacto negativo nas culturas. No entanto, estas ervas não são necessariamente más e podem, muitas vezes, ter uma função importante a cumprir na natureza como é o caso da beldroega que nasce na nossa horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Na nossa horta temos produtos que foram semeados pelo alunos e outros plantados.
Desta forma, os alunos tiveram a hipótese de experimentar ambas e perceber a diferença. Na sala, vimos sementes e plantas e falámos das diferenças entre Plantar e Semear. Plantar é quando se enterra a raiz da planta na terra e esta fica de fora e Semear é quando se coloca a semente na terra.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: