Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB1/JI da Vendinha (Évora)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Mais respeito pela natureza;
- Maior entreajuda.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Normalmente reunimos e os alunos escolhem a tarefa que querem desempenhar. Outras vezes ,são os adultos que escolhem tendo em conta a idade dos alunos (têm entre 3 e 9 anos). Para ajudar na manutenção da horta recorremos a uma grelha onde colocamos a informação necessária e ainda à ajuda de um almanaque português muito antigo, o BORDA D´ÁGUA.
7. Como é feita a preparação do solo?
Quando preparámos o solo (no caso da nossa escola utilizámos pneus) pensámos em terra de qualidade e algum esterco de animais (vacas e cavalo). Espalhámos o esterco por cima da terra mobilizada e depois revolvemos a terra para envolver o fertilizante, utilizando o ancinho.
Este acrescentámos espaço à horta, aproveitando o solo ao lado dos pneus.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
MATERIAIS:
- Matéria orgânica (restos de alimentos consumidos na escola e em casa dos alunos, Docentes e Assistente operacional);
- Resíduos vegetais pertencentes aos espaço exterior da escola
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Passar a mensagem de que são plantas cuja sementeira não foi intencional e que podem ter um impacto negativo nas culturas. No entanto, estas ervas não são necessariamente más e podem, muitas vezes, ter uma função importante a cumprir na natureza como é o caso da beldroega que nasce na nossa horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Desta forma, os alunos tiveram a hipótese de experimentar ambas e perceber a diferença. Na sala, vimos sementes e plantas e falámos das diferenças entre Plantar e Semear. Plantar é quando se enterra a raiz da planta na terra e esta fica de fora e Semear é quando se coloca a semente na terra.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: