Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI da Vendinha (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo passado.

2. Área aproximada da horta (m²):

40m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Física e Ação Verde.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

9

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Contribuindo com materiais (como terra) e legumes para plantar na horta, quando solicitado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Mudança para hábitos alimentares mais saudáveis;
- Mais respeito pela natureza;
- Maior entreajuda.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Tendo em conta que é uma escola com um número reduzido de alunos (9) é muito fácil a distribuição das tarefas.
Normalmente reunimos e os alunos escolhem a tarefa que querem desempenhar. Outras vezes ,são os adultos que escolhem tendo em conta a idade dos alunos (têm entre 3 e 9 anos). Para ajudar na manutenção da horta recorremos a uma grelha onde colocamos a informação necessária e ainda à ajuda de um almanaque português muito antigo, o BORDA D´ÁGUA.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos adultos e pelos alunos com recurso a luvas de jardinagem e a uma pequena enxada e ancinho.
Quando preparámos o solo (no caso da nossa escola utilizámos pneus) pensámos em terra de qualidade e algum esterco de animais (vacas e cavalo). Espalhámos o esterco por cima da terra mobilizada e depois revolvemos a terra para envolver o fertilizante, utilizando o ancinho.
Este acrescentámos espaço à horta, aproveitando o solo ao lado dos pneus.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor foi cedido pela Câmara Municipal de Évora e foi instalado debaixo de uma árvore junto à horta (para evitar a exposição excessiva da matéria orgânica ao calor e ao frio). O composto vai ser aplicado na horta escolar como adubo natural.

MATERIAIS:
- Matéria orgânica (restos de alimentos consumidos na escola e em casa dos alunos, Docentes e Assistente operacional);
- Resíduos vegetais pertencentes aos espaço exterior da escola

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Alfaces, cenouras, tomate, cebolas, couve, salsa, hortelã e morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maioria dos produtos são consumidos na escola. Os Pais sempre que precisam levam salsa e hortelã para casa e um dos cafés da aldeia também nos pede, por vezes, salsa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Durante os meses em que é possivel fazer a recolha da água da chuva, não necessitamos de mais. Nos meses em que não chove utilizamos a água da torneira para a rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, de acordo com o que vamos observando.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ao longo do ano foram realizadas duas aulas na horta para ajudar os alunos a identificar as ervas daninhas que tantas vezes perturbam as plantações das nossas hortas.
Passar a mensagem de que são plantas cuja sementeira não foi intencional e que podem ter um impacto negativo nas culturas. No entanto, estas ervas não são necessariamente más e podem, muitas vezes, ter uma função importante a cumprir na natureza como é o caso da beldroega que nasce na nossa horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Na nossa horta temos produtos que foram semeados pelo alunos e outros plantados.
Desta forma, os alunos tiveram a hipótese de experimentar ambas e perceber a diferença. Na sala, vimos sementes e plantas e falámos das diferenças entre Plantar e Semear. Plantar é quando se enterra a raiz da planta na terra e esta fica de fora e Semear é quando se coloca a semente na terra.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: