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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde sempre tem havido interesse em desenvolver uma horta para o ensino e aprendizagem. O espaço da horta existe desde a inauguração do Jardim-Escola, sendo que após algumas paragens, tem vindo a ser dinamizado há aproximadamente 3 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
Pode-se considerar uma horta com uma área inferior a 50m2 e um tipo de canteiro até cerca de 15 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Educação e Sensibilização Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
37
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias apoiam a atividade fazendo os filhos oferecerem alguns pés de plantas sempre que acham oportuno. Alguns pais dão orientações sobre cuidados e procedimentos adequados acerca das plantas que oferecem para cultivar. Os alunos apreciam o desenvolvimento das plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Por exemplo, os alunos aprendem, através da vivência ao longo da vida das plantas que acompanham, a respeitar e acompanhar o desenvolvimento de novas plantas através de estacas de hastes partidas; desenvolvem a noção de que há um tempo de espera entre a semeadura ou o plantio e a época da colheita; aprendem a dar atenção às necessidades das plantas através da retirada de ervas daninhas e da rega se não houver chuva; aprendem que as condições meteorológicas são determinantes para uma vida saudável das plantas; aprendem que deve haver um cuidado na altura de cada plantação para ser possível colher frutos; desenvolvem respeito pela presença de pequenos animais, como minhocas, sardaniscas, formigas, borboletas, pássaros, abelhas, …; aprendem técnicas de cuidar e manter as plantas e do solo e por haver trabalho de grupo, aprendem o respeito pelo trabalho colaborativo.
Os alunos levam para casa as aprendizagens adquiridas na horta. Os alunos, face ao que semeiam e plantam, fazem pesquisa de receitas. Na prática, na colheita os alunos levam para casa alguns produtos cultivados na horta para serem cozinhados ou frutos para serem usados. É o culminar de a família sentir que vale a pena estimular a oferta de sementes ou plantas para cultivar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Há um plano para ser seguido, realizado com a intervenção dos alunos. Assim, semanalmente, cada uma das turmas vai, separadamente, cuidar e monitorizar o seu espaço; previamente, determina-se qual é a prioridade e definem-se linhas orientadoras do trabalho a realizar, que pode sofrer ajustes, no tempo, consoante o que se encontre no terreno; todos os alunos levam as suas luvas de proteção e alguns levam as suas próprias ferramentas. É uma forma de o trabalho colaborativo e a destreza motora de alguns serem sublinhados nas tarefas e fomenta paz e uma alegria contagiante entre os pares. As idas à horta requerem a presença de uma professora e outro adulto que, normalmente, é o funcionário que está diretamente envolvido no projeto.
7. Como é feita a preparação do solo?
Para a preparação do solo, usam-se ferramentas próprias de tamanho pequeno / médio (enxadas, pás, ancinhos, …). Os alunos usam luvas apropriadas. Se necessário, são retiradas ervas daninhas e, com a ajuda de ferramenta, revolve-se o solo, por forma a este ficar limpo e fofo. Por vezes, os alunos levam borras de café e cascas de ovos, esmagadas, para espalhar pelo solo que está a ser preparado. Como a escola tem animais como, por exemplo, coelhos, muitas vezes é aproveitado o estrume. Também, sempre que possível, usa-se estume de aves.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A utilização do compostor está em fase de desenvolvimento. Foi totalmente construído entre os meses de janeiro e fevereiro, com paletes de madeira, pelo funcionário do Jardim-Escola, Sérgio Pimentel, que está diretamente ligado ao Projeto. Nele são colocados diversos materiais como os restos dos cortes de ervas, restos de vegetais crus e cozinhados, cascas de ovos, provenientes tanto do refeitório como de casa de alguns alunos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Dão-se alguns exemplos: alecrim, abacateiro, mamoeiro, laranjeira, tamarilho, pitangueira, ervas aromáticas diversas, couves, rabanetes, alfaces, goivos, girassóis, fisalis (denominado capucho nos Açores), …. Há, também, plantas ornamentais numa área de canteiro. Salienta-se que o abacateiro, o mamoeiro e a pitangueira foram obtidos através de sementes / caroços de frutos consumidos e colocados em pequenos vasos / garrafões cortados, onde germinaram e cresceram (no ano letivo anterior), tendo sido, durante o ano letivo passado, transplantados para os locais onde se encontram atualmente.
Entretanto, até meados de abril, o espaço encontrou-se em remodelação, devido à necessidade de mais terra e composto (gentilmente fornecidos pela Câmara Municipal e Musami, respetivamente). Transplantaram-se, depois de ser colocada a nova mistura de terra e composto, tomateiros, pimenteiros, couves, girassóis, aboboreiras, rabanetes, alfaces em fase de crescimento, semeados em tabuleiros, para posterior transplantação, sendo que alguns pimenteiros e alfaces foram oferecidos por um pai, que trabalha numa quinta, e alguns dos tomateiros foram oferecidos pelo funcionário que está envolvido no Projeto
A área do canteiro contém as plantas perenes plantadas nos anos anteriores, pois encontra-se a aguardar a remodelação que foi iniciada no espaço da horta. Pretende-se semear, pelo menos, alguns e aromáticas, numa perspetiva de, além da obtenção do produto, embelezar o espaço.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Não se tem valorizado a quantidade, apenas alguns produtos permitem uma divisão com todos os alunos. Um exemplo: a quantidade substancial de rabanetes cultivados e colhidos. Como este ano o espaço passou por uma remodelação, com adição de terra e composto, a produção foi mais tardia.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os alunos, após a colheita, levam para ser cozinhados na família ou vendem para ganharem fundos para a viagem de finalistas.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Sendo a horta a céu aberto, sempre que chove há uma rega natural. Quando há períodos com ausência de chuva, usa-se a água da rede ou água captada pelo bidão que foi, entretanto, oferecido ao Jardim-Escola e que serve de reservatório de água. Costumam ser usados recipientes reciclados (garrafões de 5L ou 6L de água) para localizar na horta e recolher água da chuva.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É apenas feita uma observação visual da eventual presença de pragas. Se necessário, faz-se a limpeza de folhas atacadas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Por vezes, utiliza-se uma mistura de água com sabão negro e vinagre para controlar algumas infestações de piolho / pulgão ou lagarta.
A colocação de garrafas ou garrafões como estufa em cada pé de alface ou couve, por exemplo, também ajuda a evitar o ataque de algumas pragas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Coelhos
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: