Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho (Maia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português; Educação Física; Centro de Apoio à Aprendizagem (meninos com necessiadades de apoio à aprendizagem);

3.3. N.º de alunos envolvidos:

27

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A família da turma 6º F tem fornecido sementes, plantas sempre que é necessário, bem como facultam utensílios. Pelo menos 3 x já se ineteiraram do que está a acontecer na horta que os seus educandos criaram.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta possíbilitou:
mais envolvida com a Natureza;
mais desperta para as vantagens da prática da agricultura biológica;
mais desperta para a vida com plantas e animais;
mais conhecedora sobre plantações, fertilização;
mais forte no estabelecimento de relações interpessoais;
mais solidária.
Comunidade mais comprometida com o ambiente, com os outros e mais saudável e feliz!

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos da turma dividem-se em grupos - uns regam; outros tiram as infestantes; outros fazem a colheita; outros identificaram as espécies plantadas; outros colocaram o composto.

7. Como é feita a preparação do solo?

Pelos alunos da turma, com a colaboração do professor Ricardo, de Educação Física.
Os alunos receberam formação de um técino da LIPOR sobre como fazer o composto orgânico.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Num compostor oferecido pela LIPOR; Com formação dada por um tecnico da LIPOR; folhas secas; restos de ramos, cascas de fruta; ervas secas;

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

rabanete; alface; feijão; limoeiro; couves; nabiças;

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

7 KG

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Doação a uma instituição Causa da Criança - Vila Nova da Telha - Maia

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com regador, pelos alunos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não. Não tivemos pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

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13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

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14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos envolvidos tiveram uma formação sobre como fazer compostor diretamente na horta, com o tecnico da LIPOR. Os alunos já tinham pesquisado sobre o tema e ali participaram de forma ativa na formação. Os meninos têm muito orgulho na sua horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://agevcarvalho.net/projetos/eco-escolas