Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB de Castelões (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

32 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

estudo do meio, cidadania, matemática, português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

84

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participaram com a entrega de plantas e sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- A horta escolar tem um impacto significativo tanto na comunidade como nos alunos, permite criar um ambiente de aprendizagem prático e colaborativo que promove a educação ambiental, cidadania e hábitos saudáveis, enquanto fortalece os laços sociais e a conexão com a natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são divididas entre as turmas, assegurando a rotatividade nas responsabilidades. As tarefas são previamente planeadas pelos professores titulares de turma. Cada turma pode sugerir tarefas e executá-las.

7. Como é feita a preparação do solo?

A horta foi aumentada em cerca de 50% no inicio do ano. Este trabalho foi realizado com a ajuda da Junta de freguesia e encarregados de educação. Após a colocação das estruturas básicas (canteiros elevados), os professores, assistentes operacionais e alunos realizaram uma limpeza completa da área, removendo qualquer lixo, pedras e ervas daninhas. De seguida, utilizaram enxadas e garfos de jardim para revolver a terra e melhorar a estrutura do solo.
Foi incorporada matéria orgânica, como composto e estrume, para aumentar a fertilidade e a estrutura do solo. Após espalhar uma camada de 5 a 10 cm de composto sobre a superfície, o solo foi nivelado com um ancinho, criando uma superfície uniforme. Nas áreas mais compactadas, utilizou-se uma pá para quebrar os torrões. Finalmente, o solo foi deixado a descansar por duas semanas para estabilização dos nutrientes e, antes do plantio, aplicou-se uma camada de cobertura orgânica, como palha ou folhas secas, para manter a humidade, regular a temperatura do solo e evitar o crescimento das ervas daninhas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata; cenoura; alface, pepino, pimento padrão, couve coração, couve galega, feijão, morango, alecrim, hortelã, hortelã chocolate, limoeiro, limonete, alfazema e alecrim.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade de produtos produzidas depende das culturas (entre 1 a 2 kg).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns produtos da horta são consumidos na escola e outros são doados ao centro social da freguesia.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita manualmente, utilizando a água da rede pública e a água da chuva. A rega é realizada diariamente nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde para minimizar a evaporação. Os alunos voluntários encarregam-se de regar a horta utilizando regadores e mangueiras, monitorizando os níveis de humidade do solo para ajustar a quantidade de água conforme necessário. Esta abordagem manual serve como uma oportunidade de ensinar os alunos sobre a importância da conservação da água e o cuidado adequado com as plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas é feita de forma simples através de inspeções visuais semanais realizadas pelos alunos e professores. Eles verificam as plantas em busca de sinais de pragas, como folhas roídas, manchas, ou presença de insetos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: