Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Cego do Maio (Póvoa de Varzim)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

23

2. Área aproximada da horta (m²):

32

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Inglês, Cidadania e Desenvolvimento, Projeto+

3.3. N.º de alunos envolvidos:

19

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O aproveitamento da estufa montada na Escola E.B. 2/3 Cego do Maio surgiu como forma de potenciar os recursos materiais, bem como potenciar a motivação para a aprendizagem. Os alunos inscritos no Eco-Clube bem como alguns alunos com necessidades específicas de aprendizagem abraçaram esta iniciativa com muito carinho e dedicação. O objetivo passou por promover uma horta escolar de acordo com os princípios da Agricultura Biológica; promover uma abordagem na inclusão e na participação ativa dos alunos contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar e promover a interdisciplinaridade.
O espaço funciona como local de descoberta e ponto de partida para a educação alimentar, a conservação da Natureza, o ensino de técnicas de jardinagem e o estudo do solo e das plantas.
Os docentes desta escola têm acesso total à horta e podem usar a interdisciplinaridade. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas têm um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas.
Os alunos começaram a consciencializar-se da importância dos produtos biológicos na saúde. Os professores e assistentes operacionais compram os produtos produzidos, bem como outros são oferecidos à cantina, para condimentar os pratos dos alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita, preferencialmente, pelos alunos que integram o Eco-Clube e a Sala de Intervenção Específica (SIE). São responsáveis pela limpeza da horta, pela rega, pelos utensílios a usar, pela colheita, sempre com supervisão da Coordenadora.
Os trabalhos são realizados duas vezes por semana:
- Segunda-feira das 16h30 às 18h15, hora do Eco-Clube.
- Quinta-feira, das 14h25 às 15h15, hora do Eco-Clube, onde também estão inscritos os alunos com necessidades específicas de aprendizagem da SIE.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação manual com enxada e ancinho. Inicialmente retira-se a vegetação natural existente. De seguida, faz-se a lavra da terra e, por fim, espalha-se na área lavrada o adubo proveniente da compostagem ou estrume de galinhas. As ervas daninhas são tiradas frequentemente e sempre que se inicia novas culturas.
Os alunos são mobilizados semanalmente numa visita à horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Deposição de restos de leguminosas, folhas do recinto escolar, ervas daninhas que sejam arrancadas da terra.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve-coração, couve-flor, couve-roxa e beterraba.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

- Alface: 12,5 kg (25 pés)
- Couve-coração: 22,5 kg (25 pés)
- Couve-flor: 25 kg (25 pés)
- Couve-roxa: 22,5 kg (25 pés)
- Beterraba: 8 kg (25 pés)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

- Confeção de sopas ou pratos na cantina da escola.
- Venda aos Professores e Assistentes Operacionais.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega por sistema é sempre feita ao final do dia, pelos responsáveis pela implementação do Projeto, ou pelos alunos do Eco-Clube, com o regador (água da chuva) e mangueira. Nas épocas em que chove menos, rega-se com mais frequência.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita uma vez por semana com os alunos e a monitorização de um adulto (Coordenadora). Não tem ocorrido aparecimento de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na Escola

Todos os anos a Escola vende produtos da horta biológica para Professores e Assistentes Operacionais. Esta iniciativa tem a intenção de sublinhar a importância de estilos de vida saudáveis e sustentáveis.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta Biológica

Os docentes de Ciências Naturais deslocaram-se à horta com os alunos das suas respetivas turmas com o intuito de abordar os temas propostos no Projeto “A Natureza é a melhor sala de aula”, do CRE.Porto. Com este projeto pretendeu-se estimular a utilização da Natureza como um espaço e um recurso privilegiado de ensino-aprendizagem e assim exponenciar o contacto de crianças e jovens com o meio natural. De referir que as atividades foram do agrado de todos os alunos envolvidos. Os discentes mostraram-se interessados, empenhados e interagiram de uma forma irrepreensível.
Os docentes de Cidadania e Desenvolvimento e Projeto+ também se deslocaram à horta biológica, uma vez que desenvolveram atividades relacionadas com a Educação Ambiental.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de sopas ou pratos na cantina da escola

Os alunos cultivaram legumes e frutos sazonais. Os produtos foram depois utilizados na confeção das refeições servidas no refeitório.
Nos últimos anos, as escolas têm tentado melhorar a alimentação nas cantinas. O percurso escolar é um período crítico para a aquisição e prática de comportamentos saudáveis, contudo a escola oferece uma valiosa oportunidade para influenciar a saúde através de medidas de educação e dos alimentos que lhes são fornecidos.
O cultivo de vários tipos de legumes/hortaliças na nossa horta sem a utilização de agrotóxicos são opções saudáveis que visam o respeito sócio ambiental. Alguns produtos vegetais foram oferecidos ao refeitório da nossa escola com o objetivo de sensibilizar os consumidores para a importância do consumo de vegetais na nossa dieta, bem como da importância de praticar uma agricultura biológica, que procura a obtenção de alimentos de qualidade superior, preservando o solo, o meio ambiente e a biodiversidade, evitando o recurso a produtos químicos de síntese e adubos facilmente solúveis.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: