Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB 2,3 Cego do Maio (Póvoa de Varzim)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O espaço funciona como local de descoberta e ponto de partida para a educação alimentar, a conservação da Natureza, o ensino de técnicas de jardinagem e o estudo do solo e das plantas.
Os docentes desta escola têm acesso total à horta e podem usar a interdisciplinaridade. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas têm um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas.
Os alunos começaram a consciencializar-se da importância dos produtos biológicos na saúde. Os professores e assistentes operacionais compram os produtos produzidos, bem como outros são oferecidos à cantina, para condimentar os pratos dos alunos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os trabalhos são realizados duas vezes por semana:
- Segunda-feira das 16h30 às 18h15, hora do Eco-Clube.
- Quinta-feira, das 14h25 às 15h15, hora do Eco-Clube, onde também estão inscritos os alunos com necessidades específicas de aprendizagem da SIE.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos são mobilizados semanalmente numa visita à horta.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
- Couve-coração: 22,5 kg (25 pés)
- Couve-flor: 25 kg (25 pés)
- Couve-roxa: 22,5 kg (25 pés)
- Beterraba: 8 kg (25 pés)
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
- Venda aos Professores e Assistentes Operacionais.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Todos os anos a Escola vende produtos da horta biológica para Professores e Assistentes Operacionais. Esta iniciativa tem a intenção de sublinhar a importância de estilos de vida saudáveis e sustentáveis.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os docentes de Ciências Naturais deslocaram-se à horta com os alunos das suas respetivas turmas com o intuito de abordar os temas propostos no Projeto “A Natureza é a melhor sala de aula”, do CRE.Porto. Com este projeto pretendeu-se estimular a utilização da Natureza como um espaço e um recurso privilegiado de ensino-aprendizagem e assim exponenciar o contacto de crianças e jovens com o meio natural. De referir que as atividades foram do agrado de todos os alunos envolvidos. Os discentes mostraram-se interessados, empenhados e interagiram de uma forma irrepreensível.
Os docentes de Cidadania e Desenvolvimento e Projeto+ também se deslocaram à horta biológica, uma vez que desenvolveram atividades relacionadas com a Educação Ambiental.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos cultivaram legumes e frutos sazonais. Os produtos foram depois utilizados na confeção das refeições servidas no refeitório.
Nos últimos anos, as escolas têm tentado melhorar a alimentação nas cantinas. O percurso escolar é um período crítico para a aquisição e prática de comportamentos saudáveis, contudo a escola oferece uma valiosa oportunidade para influenciar a saúde através de medidas de educação e dos alimentos que lhes são fornecidos.
O cultivo de vários tipos de legumes/hortaliças na nossa horta sem a utilização de agrotóxicos são opções saudáveis que visam o respeito sócio ambiental. Alguns produtos vegetais foram oferecidos ao refeitório da nossa escola com o objetivo de sensibilizar os consumidores para a importância do consumo de vegetais na nossa dieta, bem como da importância de praticar uma agricultura biológica, que procura a obtenção de alimentos de qualidade superior, preservando o solo, o meio ambiente e a biodiversidade, evitando o recurso a produtos químicos de síntese e adubos facilmente solúveis.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: