Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica Bairro Afonso Costa (Setúbal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

4

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Matemática e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos revelam preocupação diária no cuidado, na rega e no embelezamento da horta, como por exemplo com a colocação de placas identificativas dos produtos semeados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é realizada diariamente com a rega dos produtos por grupos de 4 alunos com o auxílio de uma das professoras.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro o solo foi limpo, retirando as ervas. De seguida, o solo foi sachado para ser acrescentada nova terra adubada.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram cultivados tomates, cenouras, agriões, coentros, hortelã e alfaces.
Foram ainda transplantados feijoeiros resultantes da experiência da germinação do feijão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 4/5 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Serão utilizados na confeção dos almoços dos alunos no refeitório escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é realizada com um pequeno regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não. Contamos com a preciosa ajuda das joaninhas que comem os pulgões.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Através da dinamização da obra "Uma história de amizade" surgiu a ideia de explorar a horta escolar.
Foram realizados trabalhos de pesquisa sobre a constituição da planta e de animais que vivem na horta, como por exemplo a joaninha.

15.1. Link para a página da horta:

página do facebook - Agrupamento de Escolas Luísa Todi