Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6,7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

106

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboram sempre que solicitados com o envio de sementes, hortícolas e flores para plantar nos canteiros e na estufa ou realizar experiências relacionadas com a germinação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Promove o amor e a aproximação à natureza, nas suas diversas formas, cores, cheiros e sabores...
Estimula o gosto pela alimentação saudável ao conhecer e identificar os alimentos que fazem bem à nossa saúde
Desperta o interesse pela ciência: a observação da biodiversidade de plantas e insetos; realização de experiências práticas ligadas aos temas abordados no Estudo do meio /Conhecimento do Mundo-( processo da germinação de sementes, o impacto da luz solar e da água no crescimento das plantas ...)
Melhora o desenvolvimento motor
Desenvolve habilidades matemáticas.
Desenvolve o sentido de responsabilidade

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada grupo turma é responsável pelo seu canteiro ou espaço na estufa.
Diariamente há um responsável que juntamente com um adulto da escola supervisiona as necessidades das culturas/plantações.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é fertilizado com composto orgânico do compostor da escola, algum estrume trazido por elementos da comunidade escolar.
A mobilização do solo é feita manualmente ( enxada e ancinho)
A limpeza, sempre que necessária dos canteiros maiores é feita com a colaboração da junta de freguesia. As folhas e as ervas, desde que não apresentem doenças ou sementes maturadas, são colocadas na pilha de compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No compostor colocado para o efeito, com folhas do recinto escolar, restos de vegetais da cantina (cascas de batata, restos de hortaliças, etc) e cascas de fruta (da cantina e do lanche escolar); restos das plantas da horta (desde que não doentes); borras de café; alguma terra; cartão (sem tintas); cinza (não muita); casca de ovo e borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, alface, ervilhas, pepino, tomateiros, batata, morangueiros, flores ( girassóis, cravos túnicos, sécias, gerânios, alecrim, rosmaninho) ervas aromáticas (salsa, coentros, sálvia, tomilho, hortelã, coentros )

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas 2kg
Vamos apanhando os morangos diariamente e vão sendo logo consumidos. Até agora teremos apanhado cerca de 1Kg
Os outros produtos vão sendo colhidos e levados para casa de cada criança ou vão sendo consumidos (Alface, pepino.... à medida que vão surgindo.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para consumo no grupo em atividades de culinária (Pré escolar)
Levados para casa ( quem plantou colhe e leva para casa o seu produto da horta)- 1º ciclo

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Recorrendo aos 2 depósitos de recolha da água da chuva.
Fazemos também o armazenamento em garrafões para se rentabilizar a capacidade de recolha dos depósitos.
Tentamos regar nos períodos do dia mais adequados.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Diariamente pelas crianças e adultos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

A maior praga são os caracóis que vão sendo retirados manualmente

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Das sementeiras de inverno as favas são a de maior sucesso, pois resistem ao apetite dos caracóis.
Permite que as crianças acompanhem, todo o ciclo de vida da planta desde o semear até à recolha do fruto. Permite observar que uma só semente nos oferece numa só planta muitas mais sementes.
Aprende-se a colher, a descascar, a confecionar um prato do nosso país e a provar um alimento que é um pouco desconhecido da maioria das crianças do grupo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No primeiro período tivemos a oportunidade de receber, no grupo do JI, duas biólogas ( articulação com a Câmara Municipal).
Trouxeram-nos uma grande variedade de sementes para identificar, observar e comparar ( tamanhos, formas e cores)
Falaram-nos sobre a importância das sementes para a vida no planeta.
Aprendemos que por vezes os frutos também podem ser sementes (a castanha, as nozes…). e que com a castanha se pode fazer farinha e confecionar pão (que provámos)
Confecionamos por fim bombas de sementes que lançamos no nosso " quintal".
Foi um ótimo momento de aprendizagem para adultos e crianças do grupo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A partir de uma sessão sobre a vida das abelhas fomos percebendo a importância de todos os insetos (polinização). Sem insetos não há frutos nem legumes!
Toda a comunidade escolar percebeu a sua importância:
As crianças vêm contar quando encontram uma abelha de volta das flores e são mais respeitadores dos outros insetos. Este tema é muitas vezes abordado nas
conversas das crianças que gostam de ver filmes, imagens histórias sobre a vida destes animais.



Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: