Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Estimula o gosto pela alimentação saudável ao conhecer e identificar os alimentos que fazem bem à nossa saúde
Desperta o interesse pela ciência: a observação da biodiversidade de plantas e insetos; realização de experiências práticas ligadas aos temas abordados no Estudo do meio /Conhecimento do Mundo-( processo da germinação de sementes, o impacto da luz solar e da água no crescimento das plantas ...)
Melhora o desenvolvimento motor
Desenvolve habilidades matemáticas.
Desenvolve o sentido de responsabilidade
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Diariamente há um responsável que juntamente com um adulto da escola supervisiona as necessidades das culturas/plantações.
7. Como é feita a preparação do solo?
A mobilização do solo é feita manualmente ( enxada e ancinho)
A limpeza, sempre que necessária dos canteiros maiores é feita com a colaboração da junta de freguesia. As folhas e as ervas, desde que não apresentem doenças ou sementes maturadas, são colocadas na pilha de compostagem.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Vamos apanhando os morangos diariamente e vão sendo logo consumidos. Até agora teremos apanhado cerca de 1Kg
Os outros produtos vão sendo colhidos e levados para casa de cada criança ou vão sendo consumidos (Alface, pepino.... à medida que vão surgindo.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Levados para casa ( quem plantou colhe e leva para casa o seu produto da horta)- 1º ciclo
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Fazemos também o armazenamento em garrafões para se rentabilizar a capacidade de recolha dos depósitos.
Tentamos regar nos períodos do dia mais adequados.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Permite que as crianças acompanhem, todo o ciclo de vida da planta desde o semear até à recolha do fruto. Permite observar que uma só semente nos oferece numa só planta muitas mais sementes.
Aprende-se a colher, a descascar, a confecionar um prato do nosso país e a provar um alimento que é um pouco desconhecido da maioria das crianças do grupo.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Trouxeram-nos uma grande variedade de sementes para identificar, observar e comparar ( tamanhos, formas e cores)
Falaram-nos sobre a importância das sementes para a vida no planeta.
Aprendemos que por vezes os frutos também podem ser sementes (a castanha, as nozes…). e que com a castanha se pode fazer farinha e confecionar pão (que provámos)
Confecionamos por fim bombas de sementes que lançamos no nosso " quintal".
Foi um ótimo momento de aprendizagem para adultos e crianças do grupo.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Toda a comunidade escolar percebeu a sua importância:
As crianças vêm contar quando encontram uma abelha de volta das flores e são mais respeitadores dos outros insetos. Este tema é muitas vezes abordado nas
conversas das crianças que gostam de ver filmes, imagens histórias sobre a vida destes animais.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: